BCN: ex-funcionários decidem divisão de 100 milhões de reais da FFC

Os ex-funcionários do BCN estão convocados para uma assembleia neste sábado (25), às 10h, no auditório do Sindicato (Avenida Presidente Vargas, 502, 21º andar). O objetivo é decidir sobre o acordo que estabelece a divisão de R$ 100 milhões, corrigidos até setembro de 2013, entre 3,9 mil participantes do fundo de pensão (Fundação Francisco Conde).


O montante refere-se a recursos do IABCN (Instituto Assistencial BCN), que era administrado pela Fundação Francisco Conde. Os recursos, constituídos por contribuições do extinto BCN e dos funcionários, estavam bloqueados desde que o Bradesco retirou o patrocínio da fundação em maio de 1999.


A reunião realizada em agosto de 2013, no Palácio da Justiça, entre representantes do Sindicato, da associação dos participantes da Fundação Francisco Conde (FFC) e do Bradesco, celebrou acordo que estabelece a divisão.


Essa é a segunda e última parcela que os trabalhadores receberão da FFC. A primeira, paga em 2001, foi relativa aos recursos previdenciários e totalizou R$ 200 milhões.


É preciso ressaltar a importância da deliberação. A assembléia é soberana e o que os funcionários decidirem deverá ser acatado pela Justiça. Para que haja representatividade, é fundamental que todos os envolvidos participem”, disse Adilson Barros da Contraf CUT e representante dos bancários na negociação com o banco.

Fonte: Seeb-Rio