BNDES: AJT é aprovado com 93% dos votos

O Acordo Coletivo de Trabalho específico de Jornada de Trabalho (AJT) obteve aprovação de 93% nas assembleias dos funcionários do sistema BNDES realizadas pelos sindicatos dos bancários de Brasília, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, que representam as bases onde existem unidades do banco, da BNDESPAR e da Finame.

“O alto índice de aprovação reflete o bom resultado das negociações com o banco. Mantivemos todos os direitos dos funcionários e conseguimos que a regulamentação do trabalho remoto, que antes era feita por norma interna, fosse incluída no acordo, trazendo mais segurança ao trabalhador, pois a empresa não poderá mudar as normas sem antes negociar com as entidades de representação do funcionalismo do BNDES”, avaliou o vice-presidente da Contraf-CUT, Vinícius Assumpção, que representa a entidade na mesa de negociações com o banco. “Também conseguimos aumentar de seis meses para um ano a redução de uma hora na jornada para mulheres lactantes”, completou.

Outras negociações

Além do Acordo da Jornada de Trabalho (AJT), ainda estão em negociação o ACT Geral e o específico sobre a PLR. “No ACT Geral, o banco já disse que vai seguir o que foi negociado com a Fenaban. Restam apenas alguns pontos específicos a serem discutidos. O ACT da PLR também já foi negociado e será debatido com o funcionalismo do BNDES na semana que vem”, informou o vice-presidente da Contraf-CUT.

Sistema BNDES

Além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, as subsidiárias de fomento de investimentos imobiliário (BNDESPAR) e de financiamento à produção e comercialização de máquinas e equipamentos (Finame) fazem parte do Sistema BNDES.

Fonte: Contraf-CUT