BNDES: Negociação do ACT evolui a passos lentos

A quarta reunião de negociação entre a comissão de negociação dos empregados e a representação da direção das empresas do grupo BNDES, realizada na última quinta-feira, 22, não teve grandes avanços. Mas o superintendente de Administração e RH, Carlos Haude já adiantou que a questão salarial só será definida após o encerramento da negociação da Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários, acordada entre a Contraf-CUT e a Fenaban.

Mas a resposta não tranquiliza, porque não há nenhuma sinalização quanto ao índice de reajuste que as empresas do grupo vão adotar. “Os representantes do banco adiantaram que vão aguardar o término da negociação com a Fenaban, mas não garantiram que vão seguir o que for definido na mesa geral da categoria. O mínimo aceitável é que o BNDES aplique o mesmo índice adotado pelos demais bancos públicos, não só para os salários, mas para todas as verbas e vantagens”, espera Luiz Ricardo Maggi, diretor para Bancos Federais da Fetraf-RJ/ES.

Outra grande decepção foi quanto ao Plano de Carreira. Depois do fiasco do GEP – Gestão Estratégica de Pessoas, que foi negociado por seis anos e acabou não dando em nada, os empregados estão apreensivos quanto ao andamento das negociações. A representação do banco, já adiantou que a data-limite para elaboração do plano que reivindicado pelos empregados – março de 2017 – é inviável. A direção da empresa entende que é necessário contratar uma consultoria externa, mas propõe a criação de um GT paritário para discutir a elaboração do plano. Enquanto o novo PCS não sai, a cláusula de movimentação, que depende do plano de carreiras, permanece como está.

Quanto à incorporação dos adicionais de cargos comissionados, a representação do banco informou que não tem resposta a apresentar.

Inovação

Uma proposta boa do banco diz respeito às mães e pais de bebês prematuros. A licença-maternidade seria estendida pelo prazo que a criança permanecer internada após o nascimento, com limite de 120 dias. Para os pais, o benefício também se aplica, mas o limite é de 30 dias. A licença especial pode ser utilizada não só por pais e mães biológicos, mas também adotivos.

A próxima rodada de negociação está marcada para o próximo dia 29, às 11h.