BRASÍLIA SEDIA ENCONTRO GLBT

De hoje até sexta-feira a Câmara dos Deputados, em Brasília, será a sede do XII EBGLT (Encontro Brasileiro de Gays, Lésbicas e Transgêneros), organizado pelo grupo Estruturação com o apoio de 18 entidades de todo o Brasil.

O evento pretende sensibilizar governantes e parlamentares sobre a importância da luta pelo respeito aos/às GLBT e discutir estratégias de aprovação, no Conselho de Direitos Humanos da ONU, da resolução que coloca direitos de homossexuais, bissexuais e transgêneros como direitos humanos. Além disso, serão abordados temas como Paradas do Orgulho GLBT; Segurança Pública; Educação para a diversidade; e a soma de esforços e colaboração com outros movimentos sociais.

A organização prevê a participação de 500 pessoas, o que torna o EBGLT desse ano o maior de toda a história.

A ONG Grupo Diversidade Niterói (GDN) estará presente no evento. Segundo o presidente Renato Marques, o encontro “é muito importante nesse momento. Com a questão do beijo gay [levantada pela novela América] a homossexualidade tem sido cada vez mais discutida na sociedade”. Renato lembra ainda que o EBGLT facilita o diálogo entre militantes de todo o país, inclusive do interior.


Os manifestantes entregarão ao Congresso Nacional um abaixo-assinado exigindo a votação da parceria civil registrada, organizado no Rio pelo GDN e em São Paulo pelo Grupo Corsa.

Presos – no Paraná onze integrantes de um grupo de “skinheads” que espalhava cartazes racistas pela capital. Quatro deles são menores. O grupo tem ligações em outros estados brasileiros e os presos são acusados de agredir um homossexual.

Fonte: