Caixa: Bancários fluminenses elegem delegação ao Conecef

Reunidos no último sábado, no auditório do Seeb-Rio, os funcionários da Caixa de todo o estado do Rio de Janeiro discutiram a situação atual do funcionalismo, apreciaram propostas a serem enviadas ao Conecef e elegeram os delegados que vão participar do evento nacional.

A primeira grande discussão foi sobre as negociações permanentes. O diretor de Bancos Federais da Fetraf-RJ/ES e representante da entidade na CEE, Ricardo Maggi, fez um relato do que ocorreu nas últimas reuniões. Questões delicadas como o sistema de Gestão de Desempenho de Pessoas – GDP, que prevê ranqueamento individual, foi um dos itens abordados. “Entendemos que esta avaliação provoca conflitos nos locais de trabalho. O GDP está sendo implementado pela Caixa unilateralmente, sem nenhuma negociação com a representação dos funcionários, e o movimento sindical é terminantemente contra”, destaca Maggi. O dirigente também relatou outra situação debatida em mesa que tem gerado muitos problemas: o ritmo lento de contratações e os desligamentos provocados pelo PAA. “Houve muitas adesões ao plano de aposentadoria e não foram feitas contratações para repor. A dotação de funcionários de algumas agências, que já era problemática, chegou a níveis críticos”, aponta o sindicalista.

A questão também foi abordada, sob outro enfoque, pelo técnico do Dieese, Fernando Benfica, que apresentou uma análise de conjuntura específica. Além da situação geral, o economista destacou que a Caixa teve um crescimento estrutural, com significativa expansão da rede, no ano de 2014, mas que já se nota uma desaceleração tanto na abertura de novas unidades, quanto nas contratações. A análise foi breve, uma vez que a Caixa ainda não divulgou seu balanço de 2014.

O representante do estado no GT de Saúde, Sérgio Amorim, deu informes sobre mudanças no Saúde Caixa. Como há um superávit, foi acordado entre representantes dos empregados e a direção do plano que haverá uma redução da co-participação do empregado nas despesas, passando de 20 % para 15 % . Também será incluído o serviço de resgate por ambulâncias, o que será viabilizado a partir de um convênio ou credenciamento de empresa do setor.

Novidades

Todas as propostas discutidas para os diversos problemas do banco serão levadas ao Conecef. Este ano, o Congresso Nacional da Caixa – que está em sua 31ª edição – terá algumas novidades. A primeira será o aumento da programação, que terá um dia a mais. A segunda é a criação de um quinto grupo de trabalho, no qual serão discutidas isonomia, carreira e GDP. A discussão sobre a Caixa 100 % pública faz parte da pauta do grupo 4.

O 31º Conecef acontece em São Paulo nos dias 12, 13 e 14 de junho, no hotel Holiday Inn, em São Paulo.

Delegação

Os funcionários da Caixa no estado do Rio de Janeiro serão representados por uma delegação composta por 22 delegados da ativa e 10 aposentados, num total de 19 homens e 13 mulheres.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES