CAIXA: Comissão de Empresa cobra transparência

Com mais uma etapa de reestruturação já em curso, a Caixa insiste em não fornecer informações aos trabalhadores sobre as mudanças que vão ocorrer nos próximos meses. Mesmo com pressão da CEE na última reunião, o banco continua afirmando que não tem detalhes sobre as movimentações que vão afetar diretamente o funcionalismo. O encontro, que foi o primeiro depois da assinatura do Acordo Aditivo, aconteceu em Brasília no ultimo dia 18.

Pouco foi dito aos funcionários, mas já se sabe que haverá extinção de algumas áreas e criação de outras. “Os empregados vivem na incerteza, porque não sabem se suas comissões serão mantidas. E também há muito medo de que, para manter a função, o empregado tenha que se mudar de município e até de estado. Como a Caixa tem passado pouca informação sobre o processo, há muita apreensão”, relata Luiz Ricardo Maggi, representante da Fetraf-RJ/ES na CEE.

As mudanças são resultado de estudo elaborado por uma consultoria externa e, segundo a Caixa, o objetivo desta reestruturação é tornar o trabalho mais ágil. Mas o movimento sindical questiona a necessidade de tantas mudanças e critica a Caixa por ter feito todos os estudos e começado a implantar o novo modelo sem negociar com a representação dos trabalhadores. “A Caixa informa que esta reestruturação vai ser positiva para os funcionários, mas, como não nos informaram muita coisa, não temos nem como avaliar se vai mesmo trazer benefícios. Nossa preocupação, agora, é com a manutenção dos direitos dos trabalhadores. Queremos a garantia de que nenhum funcionário sairá perdendo com a reestruturação”, destaca Maggi. O sindicalista lembra, ainda, que muitos setores reúnem empregados altamente especializados e que é importante garantir a valorização destes trabalhadores.

Saúde Caixa

As questões relativas ao plano de saúde do banco também foram discutidas. A CEE começou criticando a postura da Caixa em relação ao Conselho de Usuários. “As coisas vêm prontas, não há negociação. Nas reuniões do Conselho de Usuários, os conselheiros são informados do que será implantado, não há nenhuma discussão prévia”, critica Maggi. Outro problema é que os dados informados sobre o plano não são os mais atualizados, o que prejudica a análise e a apresentação de propostas. Os empregados querem mais transparência na divulgação dos números do Saúde Caixa. “O Conselho de Usuários tem uma função que não está podendo cumprir, que é a de acompanhar a gestão dos recursos e fazer sugestões para melhorar o funcionamento do plano. Sem informações, o conselho não pode atuar”, completa o sindicalista.

Outro problema discutido foi com relação à exclusão dos aposentados com menos de dez anos de banco. “A Caixa alegou que está cumprindo a legislação. Mas nós já temos cláusula no Acordo Aditivo à Convenção Coletiva que garantem a manutenção do plano para todos os aposentados, independente do tempo de casa. Não se pode mudar o que foi negociado sem que se faça outra negociação. Se a Caixa insistir, teremos que acionar o banco por descumprimento da Convenção Coletiva”, anuncia Maggi.

Já para os aposentados que se aposentaram por aderirem aos últimos Programas de Demissão Voluntária e foram excluídos do Saúde Caixa, a notícia boa ainda não veio. O banco já concluiu o levantamento dos dados sobre estes empregados, mas ainda é preciso que haja mais discussões. Os sindicalistas reivindicam que todos retornem ao plano de saúde. Se o banco concordar, a intenção é que o tema se torne uma cláusula no Acordo Aditivo.

Segurança no Trabalho


 


A situação dos Técnicos de Segurança do Trabalho é difícil. Com a redução do número de profissionais, a sobrecarga de trabalho é enorme, principalmente em razão da ampliação da rede de agências que vem acontecendo nos últimos meses. Como se não bastasse o volume de trabalho elevado, a remuneração é baixa.

A desconfiança dos sindicalistas é de que a Caixa pretenda terceirizar o serviço. Questionados, os representantes do banco informaram que a terceirização não está nos planos, mas adiantaram que haverá mudança nas atribuições, para reduzir o número de tarefas. A discussão sobre o assunto está na pauta da próxima reunião, que deve acontecer em meados de janeiro.

Os sindicalistas também criticaram a falta de transparência nas eleições para CIPAs. Como o banco não tem divulgado adequadamente os calendários dos processos eleitorais, o movimento sindical tem enfrentado dificuldades para mobilizar os trabalhadores para participarem. “Com isso, a Caixa acaba indicando os representantes dos funcionários nas CIPAs. Hoje, em algumas regiões, os indicados chegam a 60 % do total de cipeiros”, informa Maggi.

Os integrantes da CEE também mostraram insatisfação com o pouco espaço que a Caixa tem oferecido à participação dos sindicatos na elaboração da programação das SIPATs.

Tesoureiros

A Contraf-CUT cobrou uma solução para o problema dos tesoureiros que trabalham solitários nas agências, com grande quantidade de atribuições. Em relação à jornada, a Caixa informou que não haverá qualquer alteração.

A empresa não confirmou os boatos de que pretende mudar a lotação dos tesoureiros para as agências, limitando-se a dizer que alguma coisa será feita.

Sisag

Desde que foi implantado, o Sistema de Automação de Produtos e Serviços de Agências (Sisag) apresenta problemas. Os caixas são os maiores prejudicados, dado que todo o trabalho deles depende do sistema. Foi dito para a empresa que a inconsistência do sistema com o Sipon foi verificada em uma agência de Brasília. Atualmente, há 2.569 agências com Sisag.

A respeito dessa questão, a Contraf-CUT mostrou preocupação com o fato de o Sipon estar servindo para fazer gestão com horas extras, o que é uma ilegalidade e não tem base no acordo coletivo. Os representantes dos empregados deixaram claro que o Sistema de Ponto Eletrônico não pode ser utilizado como ferramenta para a criação de banco de horas.

A Caixa considera difícil monitorar esse processo em sua totalidade, argumentando que as providências serão adotadas na medida em que os casos forem identificados.

Ranqueamento de empregados

A Contraf-CUT denunciou a ocorrência de ranqueamento de empregados. Há casos de gestores que divulgam lista de empregados produtivos e não-produtivos. Isto, inclusive, vem ocorrendo em Santa Catarina, em total descumprimento à Convenção Coletiva de Trabalho, que proíbe esse tipo de procedimento. Foi reivindicada uma solução para essa irregularidade.

Conselho de Administração

Passada a etapa de escolha dos representantes dos empregados para o Conselho de Administração, concluída no início de dezembro, a Contraf-CUT cobrou uma definição sobre a data de posse dos conselheiros eleitos.

A resposta da Caixa a essa reivindicação foi a de que essa posse está condicionada à alteração do estatuto da empresa, cujo pedido foi encaminhado e está sob análise da Casa Civil da Presidência da República.

Dias parados e temporal

Depois de cobrada pela representação dos empregados, a Caixa informou que os descontos dos dias de paralisação referentes às datas de 11 de julho e 30 de agosto, serão devolvidos na folha de janeiro do próximo ano. Nessa situação encontra-se um grupo de 200 a 300 empregados.


O representante da Fetraf-RJ/ES aproveitou a reunião para reivindicar o abono das faltas dos empregados que não puderam ir trabalhar no dia 11 de dezembro. Houve um temporal na véspera, que provocou inundações e prejudicou seriamente a circulação em várias regiões da região metropolitana. “Muita gente ficou ilhada, só a metade da linha 2 do metrô funcionou, os transportes coletivos ficaram prejudicados, a cidade não funcionou direito. Até o prefeito recomendou que as pessoas não saíssem de suas casas. Muita gente não conseguiu ir trabalhar. Queremos que a Caixa abone as faltas dos empregados que não puderam comparecer ao serviço”, esclarece Maggi.

Mais conversa

Outra reivindicação da CEE é que a Caixa passe a realizar reuniões periódicas com entre as representações regionais e o movimento sindical. “É preciso que a Caixa e os sindicatos estejam mais próximos. Se houver este canal sempre aberto, os problemas poderão ser resolvidos com mais agilidade. Muitas vezes a situação tem uma solução simples e rápida, mas precisamos esperar as reuniões da Comissão de Empresa para expor o problema ao banco. Se houver reuniões regionais, tudo fica mais rápido”, defende o representante da Fetraf-RJ/ES.

Fonte: Fetraf-RJ/ES com Contraf-CUT e Fenae