Câmara dos Deputados aprova projeto que estabelece prioridade na vacinação contra a Covid-19 para bancários

A Câmara dos Deputados concluiu há pouco, nesta quinta-feira (17), a votação do Projeto de Lei 1011/20, que estabelece prioridade para novos grupos dentro do plano de vacinação contra a Covid-19. Dentre as categorias, a categoria bancária.

O texto principal foi aprovado em março, mas estava pendente a análise de destaques.

A proposta vai ao Senado.

Na votação de hoje, foram incluídos entre os grupos prioritários os bancários, as empregadas domésticas e os motoristas de aplicativos. O projeto é do deputado Vicentinho Júnior (PL-TO) e outros, e recebeu parecer favorável da deputada Celina Leão (PP-DF).

O texto original do projeto inclui nos grupos prioritários os caminhoneiros autônomos e profissionais do transporte de cargas e mercadorias. A relatora incluiu outras categorias, como as pessoas com doenças crônicas e que tiveram embolia pulmonar, os agentes de segurança pública e privada, os trabalhadores da educação do ensino básico, os coveiros e os oficiais de Justiça.

Comando Nacional dos Bancários

Na semana passada, as coordenadoras do Comando do Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT, e Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, entregaram ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, solicitando a inclusão da categoria bancária no PNI.

O Presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), Nilton Damião Esperança, comemorou a decisão: “Estamos há muito tempo correndo atrás e na luta para que a categoria bancária fosse incluída no Plano Nacional de Imunização. Fruto de um trabalho em conjunto do Movimento Sindical. Agora é pressionar o Senado.”

Fonte: Agência Câmara de Notícias