Canadenses elegem governo conservador sem maioria

OTTAWA (Reuters) – Os canadenses elegeram seu primeiro governo conservador em 12 anos, mas lhe deram apenas poderes limitados, de minoria, para mudar políticas e prioridades.


Os jornais de terça-feira ressaltaram a fragilidade do governo. “Os canadenses não endossaram o neoconservadorismo ao elegerem-no na noite passada”, disse o editorial do jornal Globe and Mail. “Eles votaram contra um Partido Liberal que se tornou esnobe e arrogante.”


Os conservadores conquistaram 124 cadeiras do Parlamento, menos que as 155 necessárias para obter a maioria. Os liberais, da situação, ficaram com 103 cadeiras, e o Novo Partido Democrático, de esquerda, conquistou 29 cadeiras. O Bloc Quebecois, que faz campanha apenas na província francófona de Québec, obteve 51 cadeiras.


“A cada dia, garanto uma coisa a vocês — vou me dedicar a tornar o Canadá mais unido, mais forte, mais próspero e mais seguro”, disse Stephen Harper, líder do Partido Conservador, a uma multidão na cidade de Calgary após a vitória.


O resultado foi um enorme triunfo para o economista de 46 anos, que criou o Partido Conservador no fim de 2003, fundindo dois partidos rivais de direita. Ele será o primeiro premiê originário da província de Alberta, no oeste do país, em 25 anos.


As pesquisas de opinião haviam previsto um governo minoritário conservador. Mas o número de cadeiras conquistadas pelos conservadores ficou abaixo das estimativas, indicando um governo instável, que não deve durar muito tempo.


Os governos de minoria no Canadá dificilmente duram mais que um ano e meio. O governo liberal minoritário que está deixando o poder ocupou a liderança por um ano e cinco meses antes de ser derrubado em novembro de 2005.


Ao contrário dos liberais, que governaram com a ajuda do Novo Partido Democrático, os conservadores não têm aliados naturais no Parlamento e terão de conquistar o apoio de adversários políticos.


Harper prometeu trabalhar em conjunto com os outros partidos para impor sua agenda, que inclui equilibrar o Orçamento e um corte nos impostos de consumo.


A derrota foi um golpe para o premiê Paul Martin, que herdou uma grande maioria ao assumir o governo em dezembro de 2003. Seu governo foi derrubado por uma série de escândalos, e ele já disse que não liderará os liberais até as próximas eleições.


Harper também prometeu reprimir a criminalidade, reduzir as filas nos serviços de saúde e melhorar as relações com os Estados Unidos. Ele disse que permitirá a votação livre no Parlamento sobre a rejeição às leis que permitem o casamento homossexual.

 


(Por Janet Guttsman e David Ljunggren – Reuters)

 


(Reportagem adicional de Amran Abocar, Robert Melnbardis, Rachelle Younglai, Randall Palmer, Gilbert Le Gras, Cameron French e Jeffrey Jones)

 

 

Fonte: