Candidatos apoiados pelo movimento sindical vencem eleições na Fundação Itaú Unibanco

As chapas apoiadas pelo movimento sindical para conselheiros, gestores de planos e representantes dos assistidos pelos planos da Fundação Itaú Unibanco venceram as eleições. Carlos Maurício e Adriano Campos são da base da Fetraf-RJ/ES e vão representar os funcionários ativos, autopatrocinados e optantes pelo Benefício Proporcional Diferido nos fundos de pensão da fundação, e fiscalizar o seu funcionamento. A posse dos eleitos será em 1º de agosto, em São Paulo. O mandado é de quatro anos. A eleição foi nacional. “É uma conquista importante termos representantes na gestão dos planos de previdência. Precisanos valorizar este espaço. A participação dos bancários é fundamental para ampliar os benefícios”, afirmou o vice-presidente do Sindicato, Adriana Nalesso.


Maurício e Adriano integram a Chapa 1 – Convicção e Experiência, cujos candidatos, passaram a representar os funcionários participantes, no Conselho Deliberativo e Fiscal, e nos Comitês de Planos da Fundação Itaú Unibanco. Estas instâncias têm o mesmo número de funcionários indicados pelo banco. Os trabalhadores não possuem, no entanto, representantes na direção administrativa da fundação, cujos integrantes são apontados pelo banco. Mas, o importante é que esta direção deve acatar o que for definido nos conselhos e comitês. “Mesmo assim, as nossas principais reivindicações continuam sendo termos representantes na direção e estender os planos do fundo para todos.


Números


A eleição foi de chapa única. Votaram, em todo o país, 2.719 participantes. A Chapa 1, que representava os ativos, teve 2.256 votos. Foram 422 votos em branco e 41 nulos. O diretor do Sindicato, Adriano Campos, criticou o fato da Fundação Itaú Unibanco não ter agilizado o envio da senha à residência de todos os participantes, como se comprometeu a fazer, o que impediu vários deles de votarem. “Apesar de não ter comprometido a votação, deixou muitos eleitores de fora. Esperamos que na próxima eleição este fato não se repita”, afirmou o dirigente.


A Chapa 1 – União e Determinação, dos aposentados e pensionistas, foi eleita com 2.396 votos e também fará parte dos Conselhos Deliberativos e Fiscal e dos Comitês de planos. A Chapa 2 obteve 1.892 votos.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES