Comando Nacional define calendário da Campanha Salarial

Sindicalistas decidem também realizar campanha contra novo plano de funções no BB


Em reunião realizada na última sexta-feira, em São Paulo, os integrantes do Comando Nacional definiram as datas e a estratégia que será adotada na Campanha Salarial de 2013. A Conferência será em São Paulo nos dias 19, 20 e 21 de julho, e os encontros do BB e Caixa também na capital paulista, de 17 a 19 de maio. As federações poderão realizar seus eventos regionais até 15 dias antes da Conferência Nacional.


















Evento Local Data
Conferência Nacional São Paulo 19 a 21/07
Encontro do BB São Paulo 17 a 19/05
Encontro da Caixa


A exemplo do que aconteceu no ano passado, a intenção do Comando Nacional é agilizar todo o processo. “Nosso objetivo, como sempre, é resolver a campanha salarial na mesa de negociação. Para isso, estamos começando a campanha com antecedência e vamos tentar também já sair da conferência com a data da primeira rodada definida. Queremos que as negociações sejam objetivas e rápidas. Mas com o pé no chão, sem pressa”, antecipa Nilton Damião Esperança, representante da Federação no Comando Nacional.


A intenção do Comando Nacional é que os trabalhos na Conferência Nacional também sejam agilizados. “A ideia é andar pra frente com base no que já existe. Vamos trabalhar a partir da minuta que apresentamos em 2012, ao invés de começar do zero, e acrescentar as novas propostas que surgirem”, adianta o sindicalista.


Mobilização no BB


Além do calendário da Campanha Nacional, a reunião de sexta-feira também tinha na pauta a discussão sobre as atitudes a serem tomadas diante da implantação do novo plano de funções do BB. “Foi decidido que faremos uma campanha nacional contra o plano, inclusive denunciando à sociedade este ataque do BB aos direitos dos bancários. Vamos atuar junto aos parlamentares e ao governo federal para buscar soluções. E também nos empenharemos em mobilizar os funcionários, fazer campanhas de esclarecimento, porque ainda há muitas dúvidas e muita apreensão em relação às mudanças”, adianta Nilton Damião.






















Data Evento
Dia 5 de março apresentação da marca de campanha e panfletagem a parlamentares e ministros em Brasília
6 de março em conjunto com a Marcha das Centrais por Desenvolvimento, Cidadania e Valorização do Trabalho, haverá um ato no Ministério da Fazenda e a busca de interlocução com o ministro Guido Mantega para tratar das questões do BB
Primeira quinzena de março elaboração da revista O Espelho – Especial Plano de Funções
20 de março novo dia nacional de luta
Março e abril campanha nacional em todas as bases sindicais para denunciar os problemas causados pela gestão do BB tanto ao corpo funcional quanto ao governo e sociedade, com plenárias e eventos de divulgação

Fonte: Da Redação – FEEB-RJ/ES