Congresso discute rumos da previdência privada no Brasil


O XIV Congresso dos Participantes de Fundos de Pensão reuniu mais de 400 pessoas em Vitória-ES nos dias 16 e17 de maio. Os principais pontos de discussão foram a retirada de patrocínio e a necessidade de mais democratização na gestão dos fundos, com fim do voto de Minerva.


 


A programação do congresso teve cinco painéis: Conjuntura econômica, política e social; panorama da previdência pública no Brasil e no mundo; panorama da previdência complementar e fomento do sistema; aspectos jurídicos da previdência complementar – dividido em dois segmentos.


 


Segundo Leonice Pereira, diretora da Federação e participante da Fundação Itaú Unibanco, um dos pontos altos foi a palestra proferida por Walter Ariel Ferrari, diretor representante dos trabalhadores no Instituto de Seguridade Social do Uruguai. “É muito interessante termos informação sobre como é a previdência pública em outros países. No Uruguai, segundo foi apresentado, o debate sobre a seguridade se arrasta por oito anos, pois há divergências profundas sobre o modelo a ser adotado”, relata a dirigente.


 


Moção


 


Os participantes do congresso aprovaram uma moção de solidariedade aos funcionários do Banestes, que enfrentam uma situação difícil em seu fundo, o Baneses. Um dos planos vigentes está sob ameaça de ser fechado a novas adesões e há proposta dos gestores de instituir um novo plano, no modelo de contribuição definida (CV) com voto de Minerva no conselho deliberativo. Estas mudanças estão em vias de serem implementadas sem que tenha havido qualquer negociação ou discussão com os participantes.


 


Assembleia


 


Os associados da Anapar presentes ao evento também realizaram a Assembleia Geral Ordinária da entidade, nos dias 17 e 18, durante a qual aprovaram o balanço e o relatório de atividades de 2012 e também votaram o orçamento para 2013. Ao final, foi feita a eleição da nova diretoria da entidade para o período 2013-2016. A Federação é representada na diretoria da Anapar por Sérgio Farias (Previ).



 


Mais >>


Leia aqui a Moção de Solidariedade aprovada


Leia aqui artigo do bancário Lúcio Faller sobre a situação no Baneses

Fonte: Da Redação – FEEB-RJ/ES