Contraf, Sindicato de Pernambuco e bancos criam projeto de segurança

 Carlos Cordeiro, Jaqueline Melo
e o governador Eduardo Campos
assinam o projeto-piloto na sede
do governo, em Recife
(Foto: Seec Pernambuco)


 


 


A Contraf-CUT e o Sindicato dos Bancários de Pernambuco assinaram nesta terça-feira 14 com o governo pernambucano, com a Febraban e com o Ministério Público protocolo de intenções visando a implementação de um projeto-piloto para melhorar a segurança bancária em 261 agências de Recife, Olinda e Jaboatão de Guararapes. O projeto foi um compromisso assumido pelos bancos durante as negociações da Campanha Nacional dos Bancários de 2012. O governador Eduardo Campos (PSB) e o prefeito de Recife, Geraldo Júlio, participaram da solenidade. Pela Febraban, assinou o presidente Murilo Portugal.


“No ano passado houve 2.530 ataques a bancos no país e 57 mortes de clientes, vigilantes, policiais e bancários em assaltos envolvendo bancos. Há muito tempo estamos exigindo dos bancos mais investimentos em segurança para poupar vidas humanas. O projeto-piloto é inédito e representa um avanço muito importante porque contempla antigas reivindicações dos bancários e é uma experiência que esperamos possa mudar o conceito de segurança praticado pelos bancos, que hoje só visa o patrimônio. Queremos mudar o foco para a proteção da vida das pessoas”, afirmou Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT, durante o evento de assinatura, realizado na sede do governo de Pernambuco.


Para a presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello, a implantação do projeto piloto de segurança nos bancos é uma grande vitória dos bancários. “Este é o resultado de anos de luta e muita pressão. Finalmente conseguimos dar um grande passo para que os bancos cumpram a sua responsabilidade. Agora, vamos acompanhar de perto todo o processo de implantação do programa aqui em Pernambuco para que, em breve, essas medidas sejam estendidas para todo o Brasil”, diz.


Como será o plano-piloto


O projeto-piloto prevê a instalação de portas de segurança com detectores de metais, câmeras internas e externas, biombos entre a bateria de caixas e as filas, guarda-volumes, vigilantes com coletes balísticos e armados de acordo com a Lei 7.102/83 e cofre com dispositivo de retardo.


Os bancos terão prazo de 90 dias para instalar os equipamentos das medidas previstas, que serão fiscalizadas pelas prefeituras dos três municípios. O projeto tem duração de 12 meses e prevê a criação de um grupo de trabalho de segurança bancária para acompanhamento das ocorrências, que será constituído por representantes da Contraf-CUT, do Sindicato de Pernambuco e dos seis maiores bancos.


O grupo de trabalho também vai acompanhar semanalmente as ocorrências, em conjunto com a Secretaria de Defesa Social de PE, Comando da Polícia Militar e o delegado-geral da Polícia Civil.


Acordo pioneiro


“O projeto é resultado de um largo entendimento que envolveu o governo, o Ministério Público, os trabalhadores e os bancos. Ele está assentado em valores que prezamos muito, de respeito aos direitos humanos e fortalecimento da democracia. Espero que tenha vida longa”, disse o governo pernambucano Eduardo Campos (PSB). A assinatura do projeto-piloto fez parte do lançamento de uma série de iniciativas do governo de Pernambuco dentro do projeto Pacto pela Vida.


O prefeito de Recife, Geraldo Júlio (PSB), também destacou “a construção coletiva do projeto-piloto, com participação dos trabalhadores, dos bancos e do poder público estadual e municipal”.


“A todo momento tivemos que superar dificuldades. Foi uma luta, um avanço, uma conquista”, comemora o promotor do Ministério Público de Pernambuco, Ricardo Coelho, que participou da construção do projeto piloto.


“Pela primeira vez a Fenaban assina um documento se comprometendo a instalar portas de segurança, câmeras internas e externas e biombos, antigas reivindicações dos bancários e vigilantes, para a melhoria da segurança e a proteção da vida de trabalhadores e clientes. Esperamos que essas medidas sejam estendidas para todo o Brasil”, afirma Ademir Wiederkehr, secretário de Imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo de Segurança Bancária.

Fonte: Contraf-CUT com Seec Pernambuco