CUT OFERECE VAGAS EM MESTRADO PARA ENTIDADES NACIONAIS – 02/02/2006

Estão abertas as inscrições para a terceira turma do curso do Programa de Mestrado em Políticas Trabalhistas e Globalização (Labour Policies and Globalisation). A informação é da Secretaria Nacional de Formação da CUT (SNF) e podem participar todas as entidades nacionais ligadas à central.


O Programa faz parte do Projeto Universidade Global, organizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e é financiado pelo governo da Alemanha, contando com a participação de Universidades e organizações sindicais de diversos países em cinco regiões do mundo – Europa, Ásia, América Latina, África e o Canadá. Na América latina, apenas a CUT participa como Central Sindical.


Na primeira etapa do Projeto, em 2004, a CUT realizará reunião com suas Confederações e Federações Nacionais de Trabalhadores para definir os procedimentos para apresentação de candidaturas ao programa de mestrado. As candidaturas apresentadas pela SNF/CUT concorrem a 3 vagas do total de aproximadamente 25 pessoas. Dois dos escolhidos receberão bolsa de estudos integral e o terceiro terá direito a bolsa parcial. Três pessoas indicadas pela CUT (duas mulheres e um homem) participaram dos cursos na primeira turma. Atualmente uma companheira cutista está participando da segunda turma.


A seleção dos candidatos segue critérios de gênero (50% para mulheres, no mínimo) e de idade (a partir dos 40 anos, a cada ano o candidato/a perde um ponto na classificação). Devido aos critérios, a SNF poderá fazer uma pré-seleção, visando garantir equilíbrio de gênero. Caso isto seja necessário, as entidades participantes serão consultadas. Não há limites para a inscrição de candidaturas por entidade, mas é desejável que se observe os critérios individuais e de equilíbrio de gênero das candidaturas da CUT.


Critérios


Os candidatos e candidatas devem possuir ensino superior completo, inglês fluente (todo o curso será ministrado em inglês), disponibilidade para permanecer um ano na Alemanha e comprovada experiência no movimento sindical, além de outros requisitos. Caso os candidatos/as não tenham ensino superior completo, um instituto de pesquisa ou universidade deverá certificar suas habilidades para ingressar no Curso.


Além da freqüência ao curso, os aprovados terão o compromisso de manter contato e participar de atividades de debates com a CUT e as Confederações acerca do andamento do Programa e formas de aprimoramento. Os candidatos que, por qualquer motivo, romperem as condições do compromisso, deverão devolver às entidades co-patrocinadoras (às entidades sindicais que os indicaram) o valor gasto com o curso. Além disso, haverá compromisso formal entre candidatos e confederações ou federações nacionais para uma relação de trabalho durante três anos após a conclusão do curso.


 


Abaixo, vão os procedimento e prazos para a inscrição de candidaturas. Para mais informações, acesse o site http://www.ilo.org/lpg ou entre em contato com a SNF/CUT no telefone (011) 2108-9281, com Marta Domingues.


 


Procedimentos para o envio de candidaturas:


 


1) As Confederações e Federações Nacionais da CUT que tiverem interesse em participar do Programa indicando candidatos devem formalizar o interesse mediante ofício para a SNF/CUT;


 


2) A documentação referente às candidaturas será enviada para a Alemanha pela Secretaria Nacional de Formação;


 


3) Além dos documentos previstos para a inscrição, as entidades deverão enviar para a SNF/CUT, termo de compromisso de relação de trabalho com duração de 3 anos após a conclusão do Curso, entre a Entidade Sindical Nacional e cada um dos candidatos/as;


 


4) Os candidatos/as devem preencher os formulários de inscrição, em inglês, e assiná-los (Application Form – Master Degree in Labour Policies and Globalization – http://www.ilo.org/public/english/dialogue/actrav/glp/applicat.htm) assim como providenciar toda a documentação solicitada para envio pela SNF/CUT;


 


5) O ingresso no Curso está condicionado ao compromisso das Entidades Sindicais Nacionais da CUT em co-patrocinar o candidato, depositando o valor de EU$ 1.500 (Hum mil e quinhentos euros) na conta corrente da universidade, antes do início do programa, caso a candidatura seja aprovada. Para tanto, no ato de inscrição, a Entidade Sindical Nacional deverá oficializar o compromisso, através de ofício devidamente assinado;


 


6) Os documentos das Entidades Sindicais poderão ser redigidos em português.


 


Prazos:


 


a) O prazo final para envio formal das candidaturas é 1º de Março de 2006.


 


b) Em função do calendário no Brasil (Carnaval), os formulários de inscrição dos candidatos e toda a documentação necessária deverão ser entregues pelas Confederações e Federações Nacionais até o dia 20 de fevereiro, para a SNF, que conferirá a documentação e verificará o equilíbrio de gênero, providenciando o envio para as Universidades de Kassel e Berlin, ambas sediadas na Alemanha e que são as entidades responsáveis pela seleção dos candidatos.


 


c) Os candidatos/as serão informados dos resultados entre Junho e Julho.


 


(Fonte: SNF/CUT)

 

 

Fonte: