Data do Congresso da Contraf-CUT é definida

Em reunião da Direção Nacional, realizada nesta terça-feira (2/12), em São Paulo, foi definido que o 7º Congresso Nacional da Contraf-CUT será realizado entre os dias 27 a 29 de março de 2026, na cidade de Guarujá (SP).

Pela Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), estiveram presentes: Nilton Esperança (Presidente), Wagner Figueiredo dos Santos (Diretor Geral de Finanças) e Roberto Domingos (Membro da Comissão de Ética e Coordenador de Administração e Finanças do Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense).

Este congresso será fundamental para o período pré negociação com os bancos. Onde o movimento sindical precisará estar organizado e preparado para defender os interesses da nossa categoria”, comentou Nilton.

MAPEAMENTO DO RAMO FINACEIRO

O economista do Dieese, Gustavo Cavarsan, apresentou dados atualizados do Mapeamento do Emprego no Ramo Financeiro, que apresenta um diagnóstico abrangente das transformações estruturais no setor financeiro brasileiro ao longo da última década e evidencia as mudanças tecnológicas, legislativas e regulatórias que vêm alterando profundamente o modelo de negócios dos bancos e, sobretudo, o perfil e a quantidade de empregos no ramo financeiro.

O estudo mostra um processo profundo de reestruturação e precarização do trabalho no setor financeiro, marcado por:

– digitalização acelerada e automação;
– fechamento massivo de agências;
– redução de empregos típicos bancários;
– terceirização e migração para plataformas e cooperativas;
– explosão das fintechs e correspondentes.

*com informações da Contraf-CUT