Debate sobre doenças relacionadas ao trabalho teve boa participação da categoria bancária 

Nesta última terça-feira (29), a categoria bancária debateu, através da palestra “Covid e Ambiente de Trabalho – Características, consequências e protocolos”, com a Dra. Maria Maeno, sobre doenças relacionadas ao trabalho, sobre a dificuldade de estabelecer o nexo causal e sobre COVID, prevenção e sequelas.

Maeno é doutora e mestra em Saúde Pública, e pesquisadora da FUNDACENTRO (Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho).

A atividade, que teve boa participação da categoria bancária, teve como foco a categoria bancária, que foi duramente afetada pela crise sanitária causada pelo novo coronavírus, e que vem sofrendo desde o início da pandemia por ser considerado trabalho essencial, mas que não é contemplada com as devidas medidas protetivas e com prioridade na vacinação.

No decorrer da palestra, o descaso com os bancários e bancárias que trabalham presencialmente, que são submetidos aos mesmos a riscos biológicos em ambientes fechados, também foi citado. Porém, não vem sendo considerados os riscos de transporte público fechado e, quando os trabalhadores são contaminados, colocam em dúvida onde eles foram contaminados.

A palestra. que ocorreu de forma virtual, foi um oferecimento da Secretaria de Formação da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), foi aberta para todos os diretores e diretoras dos Sindicatos dos Bancários da base da Fetraf RJ/ES.

“Excelente palestra, onde debatemos as condições de trabalho nos bancos e os que estão em home office. Mas é necessário estarmos atentos, ainda mais, ao teletrabalho, que continua com cobranças absurdas de metas e bancárias e bancários estão adoecendo pelas pressões dos chefes”, relatou Nilton Damião Esperança, Presidente da Fetraf RJ/ES.

A palestrante citou um projeto que faz parte, que é aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos e pelo Ministério Público do Trabalho, em Campinas. Nele, há um debate sobre a Covid-19 estar, ou não relacionada ao trabalho. Porém, é evidente que existe um índice importante de trabalhadores que exercem funções essenciais contaminados. Para que haja esse reconhecimento, o projeto foi elaborado para produzir um dossiê, baseado em informações e vivências de trabalhadores que foram acometidos pela doença.

O projeto está disponível neste link: Clique Aqui

Ao final do evento, foi sugerido que a Dra. Maeno participe da Conferência Interestadual dos Bancários.