Em mais uma etapa da Operação Tio Patinhas, que fiscaliza bancos em todo o estado, o Procon autuou dez agências na região da Tijuca, de um total de 13 unidades fiscalizadas. Dirigentes do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e da Fetraf-RJ/ES acompanharam os fiscais do órgão. O deputado Carlos Minc, presidente da comissão do Cumpra-se da Alerj, também acompanhou a operação.
As infrações mais comuns foram a não autenticação do pagamento no próprio boleto, como determina a lei estadual 6575/2013, e o tempo de espera na fila superior a 15 minutos. Agências também foram autuadas por falta de versões em braile dos contratos; banheiros somente na área restrita da unidade, ausência de caixas eletrônicos adaptados para pessoas com deficiência; recusa de atendimento a não-correntista; e ausência de biombo separando guichês de caixa da área de espera, entre outros problemas.
A presença de dirigentes do Seeb-Rio foi fundamental para esclarecer aos clientes e usuários que os bancos deixam de cumprir muitas leis que garantem o bom atendimento. “Deixamos claro para a população e para os funcionários que a caravana é de repúdio à maneira como os bancos agem e que nosso objetivo é preservar empregos e postos de trabalho. Os bancos obrigam os funcionários a direcionar clientes e usuários para caixas eletrônicos e correspondentes bancários, para com isso poder demitir ainda mais bancários”, alerta Jô Araújo, diretora do sindicato. “Na hora de cobrar as tarifas, o banco é muito eficiente. Mas quando é para oferecer boas condições de atendimento e de trabalho, são negligentes. Nem as leis que tratam destes assuntos os bancos respeitam”, critica a sindicalista.
Veja, abaixo, a lista de agências autuadas e as infrações que cada uma apresentou:
1 – Santander (Praça Saens Peña, 61): Tempo de espera na fila superior a 20 minutos. Ausência de contratos em braille.
2 – Banco do Brasil (Rua Conde de Bonfim, 369-A): Banheiro em área restrita. Autenticação de pagamento de contas não é feita no próprio boleto.
3 – Caixa Econômica Federal (Praça Saens Peña, 33): Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Autenticação de pagamento de contas não é feita no próprio boleto. Ausência de contrato em braille.
4 – Bradesco(Rua Conde de Bonfim, 372-A): Ausência do Livro de Reclamações. Foi constatado que o tempo de espera de três consumidores ultrapassou o limite legal de 15 minutos, chegando a uma média de 30 minutos.
5 – Itaú (Rua Conde de Bonfim, 390): Ausência de guarda-volumes. Ausência de biombo entre os caixas. Não há autenticação no boleto bancário. O consumidor não correntista não é atendido. Um consumidor aguardou 17 minutos para ser atendido.
6 – Caixa Econômica Federal (Shopping Tijuca): Ausência de dispositivo de segurança entre os caixas e o público da agência. Banheiro em área de acesso restrito. Tempo de atendimento superior a 15 minutos, chegando a 45 minutos.
7 – Itaú (Rua Conde de Bonfim, 190): Ausência do Livro de Reclamações. Autenticação de pagamento de contas não é feita no próprio boleto. Atendimento por fila, sem distribuição de senha. Tempo de espera de 20 minutos. Sem caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Sem guarda-volumes. Somente três assentos preferenciais. Bebedouro sem funcionamento.
8 – Itaú (Rua Conde de Bonfim, 323): Ausência de cadeira de rodas e do Livro de Reclamações.
9 – Bradesco (Rua Conde de Bonfim, 160): Ausência de guarda-volumes, caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais, contrato em braille e do Livro de Reclamações.
10 – Itaú (Rua Conde de Bonfim, 452): Ausência de guarda-volumes e do Livro de reclamações. Embora tenha dispositivo de emissão de senhas, funciona com ordem de chegada.
Fonte: Fetraf-RJ/ES, com informações do Procon-RJ