Dia 11, todos às ruas!

A CUT e as demais centrais sindicais estão convocando toda a classe trabalhadora para uma onda de mobilizações em todo o país no próximo dia 11. No estado do Rio de Janeiro, a grande manifestação será no centro da capital, a partir das 15h, na Candelária. A orientação é que cada sindicato defina se fará paralisações, mas que todos engrossem o ato público no centro da cidade.


Várias categorias já informaram que vão participar. No município do Rio de Janeiro, estão confirmadas paralisações dos petroleiros e dos professores do ensino público. Em algumas cidades, haverá também participação do movimento estudantil, como é o caso de Campos. Entidades dos trabalhadores rurais, como o MST e a Via Campesina, já se prontificaram a participar. Plenárias estão acontecendo em vários municípios, reunindo entidades representativas dos servidores públicos, comerciários, metalúrgicos, vigilantes.


Os sindicatos dos Bancários, Metalúrgicos e Vigilantes de Niterói já confirmaram presença na manifestação do Rio. Várias categorias organizadas de Petrópolis também vão se fazer presentes. Os bancários da Baixada Fluminense também virão para a manifestação da capital. No Espírito Santo, a manifestação na capital, Vitória, contará com cerca de 80 entidades, sendo mais de 20 sindicatos. “É preciso lembrar que esta é uma mobilização de toda a classe trabalhadora, não só de uma ou outra categoria”, destaca Carlos Pereira de Araújo, o Carlão, coordenador geral do Seeb-ES.


Alguns sindicatos farão atividades em suas bases. É o caso do Sindicato dos Bancários de Campos, que cedeu seu auditório para uma plenária que reuniu servidores, professores, trabalhadores em saneamento e o movimento estudantil, representado pelos Cabruncos Livres, da UENF. “Faramos paralisação dos bancários no Centro e vamos engrossar a manifestação de todas as categorias à tarde”, anuncia Rafanele Pereira, presidente do Sindicato. Em Nova Friburgo, as atividades dos bancários começam com o apoio aos professores municipais, que já estão em greve, e farão uma caminhada até a prefeitura pela manhã. Na parte da tarde, haverá uma grande mobilização no Centro, reunindo várias categorias. Em Macaé também já houve plenária de diversos sindicatos definindo manifestação no fim do dia. O sindicato dos bancários do Sul Fluminense faz manifestação em Volta Redonda, com professores e metalúrgicos. Em Barra Mansa, além das três categorias, também haverá participação do movimento estudantil. Já o sindicato de Três Rios antecipa o fechamento das agências, que vão funcionar até as 14h, para que os bancários possam participar da manifestação que acontece no Centro e vai reunir trabalhadores de todos os sindicatos do município.


A pauta unificada das Centrais Sindicais e Sindicatos para as manifestações do dia 11 é a seguinte:


•  Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários;
•  Fim do fator previdenciário;
•  10 % do PIB para a Educação;
•  10 % do Orçamento da União para a Saúde;
•  Transporte público e de qualidade;
•  Valorização das Aposentadorias;
•  Reforma agrária;
•  Fim dos Leilões do Petróleo e todo tipo de privatização;
•  Contra o PL 4330, sobre Terceirização;
•  Reforma política e realização de plebiscito popular;
•  Reforma urbana;
•  Democratização dos meios de comunicação;
•  Pelos Direitos Humanos: 
          – Contra o genocídio da juventude negra e dos povos indígenas; 
          – Contra a repressão e a criminalização das lutas e dos movimentos sociais; 
          – Contra a aprovação do Estatuto do Nascituro; 
          – Pela punição dos torturadores da ditadura.

Fonte: Da Redação – FEEB-RJ/ES