Dia Nacional da Consciência Negra – 20 de Novembro

Nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, é comemorado o dia da Consciência Negra, uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder quilombola que combateu a escravidão.

A data simboliza a luta e resistência por liberdade e igualdade racial, e deve ser lembrada diariamente, pois, reforça a reflexão que, mesmo depois de tantos anos, ainda não conseguimos alcançar igualdade racial plena entre os povos.

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo repudia qualquer ato de racismo e está na luta por mais igualdade social e racial.

A discriminação racial, que pune negras e negros de diversas formas, não deve mais ser tolerada. Basta de racismo.

Crise Sanitária

A pandemia de Covid-19 provocou a paralisação de muitas atividades, gerando uma recessão econômica, onde negras e negros foram mais afetados.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a taxa geral de desocupação é de 13,3%. E, entre os os pretos, alcança 17,8%. Considerando apenas os brancos, é de 10,4%.

Setor bancário

É notória a ausência de negros e negras no sistema financeiro. Além disso, recebem percentualmente menos que um trabalhador não negro, sendo a cor da pele é um obstáculo para ascensão profissional. Os negros são colocados em cargos de menor remuneração e que não são de atendimento ao público.  É o que mostram os dados dos Censos da Diversidade Bancária, realizados em 2008, 2014 e 2019.

Atos pelo Brasil

Hoje, Sindicatos e Federações de trabalhadores do ramo financeiro de todo o país, se somam às atividades do Dia da Consciência Negra e a partir das 12h, onde realizarão uma manifestação pelas redes sociais com a hashtag #VidasNegrasImportam.