Dieese apresenta dados sobre desempenho dos bancos

Já em preparação para a Campanha Nacional dos Bancários, os dirigentes dos sindicatos filiados à Fetraf-RJ/ES receberam no último dia 16 a visita de Bárbara Vallejos, técnica da subseção do Dieese na Contraf-CUT. A economista apresentou uma comparação dos resultados dos anos de 2012 e 2013 de vários quesitos relativos a lucratividade e emprego nos seis maiores bancos – BB, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander.

Os dados apresentados pela economista demonstram que houve variação positiva no patrimônio líquido de todos os bancos, embora Santander e HSBC tenham apresentado queda no lucro. Outro dado importante foi o crescimento modesto da carteira de crédito dos bancos privados, enquanto BB e Caixa tiveram aumento significativo. A inadimplência caiu ao menor patamar já registrado, o que contraria as altas provisões para devedores duvidosos que os bancos têm feito em seus balanços. Outra constatação do levantamento foi o aumento da receita com tarifas e prestação de serviços, que teve crescimento em todos os bancos, inclusive os públicos. Também foi verificado que três bancos – Bradesco, HSBC e Santander – tiveram redução no número de agências no último período. As fontes de todas as informações deste segmento foram as demonstrações financeiras dos bancos.

No quesito emprego os técnicos usaram, além dos balanços das empresas, as informações da Caged – Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados, elaborado pelo Ministério do Trabalho com base nas contratações e homologações realizadas em todo o país. Os dados demonstram que, dos seis maiores bancos, cinco tiveram redução do número de postos de trabalho. Somente a Caixa teve resultado positivo, com aumento de 5.272 bancários em seu quadro. O ano de 2013 fechou com saldo negativo e nos dois primeiros meses de 2014 foi registrado também um alto índice de cortes, sendo que o estado onde houve maior eliminação de postos de trabalho foi São Paulo, com 715 a menos, seguido de Rio de Janeiro, com redução de 262 posições. Somente dois estados – Espírito Santo e Rio Grande do Norte – não tiveram postos de trabalho encerrados no início deste ano e em 6 estados o saldo foi positivo, com o Pará à frente da criação de postos, com 18 posições.

O relatório foi elaborado pelos economistas da Rede Bancários, composta por técnicos das subseções do Dieese nos diversos sindicatos filiados à Contraf-CUT. “É importante que tenhamos momentos como este, em que estas informações são transmitidas aos dirigentes às vésperas de iniciarmos a nossa Campanha Nacional dos Bancários de 2014. Com estes números nas mãos, temos maior poder de argumentação e isso nos qualifica para negociar com os patrões e para dialogar com a categoria e a população”, avalia Nilton Damião Esperança, vice-presidente da Fetraf-RJ/ES.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES