Dieese mostra balanço das negociações de 2013

86,6 % das categorias tiveram aumento real no ano passado


 


A IX Jornada Nacional de Debates – Desafios e Perspectivas das Negociações em 2014 foi realizada pelo Dieese em todos os estados no último dia 24. Mas no Rio de Janeiro, em função dos feriados, o evento foi realizado no último dia 29. Estiveram presentes representantes de diversas entidades sindicais – Bancários, Fiação e Tecelagem de Petrópolis, Moedeiros, Radialistas-Rio, Rodoviários-Rio e Servidores Municipais de Teresópolis, entre outros.


 


O evento foi apresentado de acordo com a nova dinâmica definida pelo Dieese, de reunir sindicalistas e apresentar o material através de um vídeo. Clemente Ganz Lucio, diretor técnico nacional da entidade, apresentou os resultados mais relevantes do estudo, que já está disponível no site do Dieese.


 


Após a apresentação do material, Carlos Jardel, supervisor técnico do escritório regional do Dieese no Rio de Janeiro, e Renato Lima, da direção sindical regional, fizeram considerações, responderam perguntas e coordenaram o debate. Os diversos sindicalistas presentes colocaram as dificuldades que observam na condução não só das campanhas salariais de suas categorias, mas também do trabalho sindical como um todo.


 


Números


 


Cerca de 87 % das negociações de 2013 resultaram em aumentos reais. No segundo semestre – como de praxe – os resultados foram ainda melhores, com 94 % dos reajustes acima da inflação. Segundo o Dieese, esta diferença se dá por dois fatores: a queda da inflação a partir de abril e o fato de algumas das categorias maiores e mais fortes – bancários, petroleiros e metalúrgicos – negociarem no segundo semestre. Com o poder de pressão maior, estes trabalhadores obtiveram resultados melhores em suas campanhas salariais, fazendo aumentar a média nacional.


 


Os resultados do levantamento estão na publicação Balanço das Negociações dos Reajustes Salariais de 2013, que já está disponível para associados no site do Dieese. Veja abaixo alguns gráficos que integram o material:


 


 



 


Abaixo, o vídeo apresentado:


 



 


 

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES