Nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, ocorreu uma Reunião Ampliada do Coletivo Nacional de Mulheres, para debater, planejar e tratar da organização das ações do mês de março, em virtude do Dia Internacional da Mulher, e que terão impacto ao longo de todo o ano.
A reunião foi realizada pela Secretaria de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
Bethania Emerick, Diretora de Cultura da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), participou da reunião, realizada virtualmente.
“Em mais um 8 de março, reafirmamos nosso compromisso com a causa feminina. A luta por direitos e pela igualdade de gênero continua a ser urgente e diária, tanto no ambiente de trabalho, quanto na vida pessoal. Defendemos a redução da jornada de trabalho como uma medida essencial para garantir mais qualidade de vida e equilíbrio. Acreditamos que é possível construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as mulheres possam viver com dignidade e respeito. Seguimos firmes, fortalecendo a solidariedade entre todas as mulheres e lutando por um futuro onde a igualdade não seja apenas um ideal, mas uma realidade concreta”, declarou Bethania.
No mês de março, a categoria também volta a se reunir com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), para a primeira reunião do ano da Mesa de Negociação Permanente de Combate ao Assédio Moral, Sexual e Outras Formas de Violência. A data para esse encontro ainda será definida.
Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a categoria, junto com outros movimentos sociais, participará dos atos de rua, como tradicionalmente ocorre todos os anos.
As bancárias realizarão ainda um seminário, para fechar o mês (também com data a ser definida), onde discutirão conquistas sociais, analisarão o cenário atual e estratégias para um mundo sem desigualdade de gênero.
*com informações da Contraf-CUT