Começou nesta quinta-feira, 19 de outubro, o 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), no Expo Center Norte, zona norte de São Paulo.
Renata Soeiro, Coordenadora Geral do Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense e Diretora da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), participa do evento, que vai até domingo (22).
O Congresso é um importante marco para os sindicatos filiados à Central Única dos Trabalhadores de todo o país, onde é debatido os temas que devem nortear a organização de trabalhadores nos próximos anos. O tema deste ano é “Luta, Direitos e Democracia que Transformam Vidas”.
“Este Congresso é muito importante para nossas lutas, pois vamos debater sobre a organização dos trabalhadores e trabalhadoras. A CUT é a maior Central Sindical da América Latina, e temas como trabalho, emprego, saúde e democracia são relevantes para a classe trabalhadora, e nos impulsionam para os desafios que vem pela frente.”, comentou sobre o evento, Renata Soeiro.
O CONGRESSO
É também no CONCUT que são aprovadas as resoluções políticas, organizativas e sindicais que orientam as ações da Central e suas entidades filiadas entre um evento e outro, e também quando é eleita a direção e executiva nacional.
O encontro, que também celebrará os 40 anos da CUT, completados em 28 de agosto de 2023, reunirá cerca de duas mil pessoas, entre delegadas e delegados sindicais de todos os estados e ramos, além de observadores e lideranças nacionais e internacionais. A CUT é a maior central sindical do Brasil e quinta maior do mundo, com 3,9 mil sindicatos e 7,9 milhões de trabalhadores em sua base.