Dirigentes da Fetraf-RJ/ES apoiam OcupaMinC e ocupações de escolas estaduais

MOÇÃO DE APOIO

 

Nós, dirigentes sindicais da base da Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo, reunidos no VIII Encontro Interestadual dos Bancos Privados, manifestamos nosso total apoio aos artistas e produtores culturais que estão promovendo ocupações de espaços do extinto Ministério da Cultura em todo o país, no movimento intitulado Ocupa MinC. A extinção do ministério foi um ato autoritário e arbitrário de um governo provisório e ilegítimo que visa enfraquecer não só a produção cultural tradicional, mas, principalmente, desmontar a estrutura de pontos de cultura e fomento das atividades artísticas que levou arte e cultura às periferias das grandes cidades e ao interior.

Compartilhamos do objetivo do movimento Ocupa MinC, que não pretende a volta do Ministério da Cultura sob a gestão atual, mas o fim do governo ilegítimo e golpista do interino Michel Temer, com o retorno ao cargo da presidenta Dilma Rousseff, legitimamente eleita pelos votos de 54.501.118 brasileiros.

 

Rio de Janeiro, 18 de maio de 2016.

MOÇÃO DE APOIO

 

Nós, dirigentes sindicais da base da Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo, reunidos no VIII Encontro Interestadual dos Bancos Privados, manifestamos nosso total apoio aos estudantes secundaristas organizados nas escolas estaduais, que promoveram a ocupação pacífica e ordeira de mais de 70 colégios de ensino médio regular e técnico em todo o Estado do Rio de Janeiro desde o mês de maio.

Consideramos o pleito dos estudantes legítimo e urgente, uma vez que a atual situação de descaso do governo Pezão/Dornelles para com a educação e a gestão do estado do Rio de Janeiro como um todo prejudica o desenvolvimento das atividades educacionais. É fato documentado que em diversos colégios ocupados foram encontrados materiais em desuso e deterioração, inclusive material didático-pedagógico e uniformes nunca entregues aos alunos, bem como alimentos que foram sonegados aos estudantes, além de constatado o estado de abandono das instalações dos edifícios. Importante ressaltar, ainda, que os secundaristas, ora conhecidos como “ocupas” têm promovido a limpeza e recuperação de diversos espaços nos colégios ocupados, num movimento de tomada de posse da escola que lhes pertence por direito.

 

Rio de Janeiro, 18 de maio de 2016.