Eleição dos Bancários de Petrópolis

Foi encerrado neste domingo o processo eleitoral que elegeu a diretoria para o mandato 2020/2023.

Devido a pandemia do Coronavírus, pela primeira vez na história da entidade o processo ocorreu de forma virtual. Durante 3 dias, bancárias e bancários da ativa e aposentados, votaram para eleger a próxima diretoria do sindicato.

Como nas eleições anteriores, só uma chapa concorreu ao pleito. A Chapa 1 – Vencendo Desafios/CUT foi eleita com 193 votos, dos 200 votos totais, o que representam 96,5% de aprovação pela categoria.

Para o atual presidente do Sindicato dos Bancários de  Petrópolis, Marcos Alvarenga, o processo eleitoral de forma virtual, apesar de ser um desafio por conta da novidade, teve seus benefícios: “Além de ser a forma mais segura no momento atual que vivemos, também é positivo o fato de conseguirmos alcançar dezenas de bancários que hoje estão trabalhando remotamente. Outro ponto positivo está na participação dos aposentados, que foi maior que a média dos anos anteriores”.

De acordo com o estatuto da entidade (Título II, Capítulo I, Seção II, Artigo 13), os membros do Sistema Diretivo, dentre eles o(a) novo(a) presidente, serão eleitos em processo eleitoral único na Assembleia Geral Eleitoral a ser realizada no dia 28 de agosto. Momento em que também será celebrada a posse formal da diretoria, hoje eleita.

A diretoria eleita, composta por 14 mulheres e 13 homens, agradece a todos que participaram desse processo eleitoral e que, de alguma forma, contribuíram para construir e fortalecer essa entidade, que é de todos nós, bancárias e bancários, da ativa e aposentados. “Os desafios que enfrentamos nos últimos anos foram imensos e o que vem pela frente promete ser tão difícil quanto. Além de enfrentar uma pandemia do Coronavírus, enfrentamos um governo que não olha para a classe trabalhadora, retira direitos e que não respeita as diferenças. A nossa Campanha Nacional já está em andamento e a nossa Convenção Coletiva está em risco. Precisamos, mais do que nunca, estarmos unidos para garantir a manutenção de tudo aquilo que conquistamos nas últimas décadas”, disse Marcos Alvarenga, que conclui com uma mensagem de esperança: “Por coincidência, no primeiro dia de nossa eleição o músico Gilberto Gil completou 78 anos de idade e um trecho de uma música ecoou por todo o Brasil. Que andemos com fé, porque a fé não costuma faiá!”