Eleições para Caref vão até sexta-feira, 07

Começou neste dia 03 e vai dia 07, sexta-feira, o primeiro turno das eleições para Caref, o representante dos funcionários do BB no Conselho Administrativo do banco. O representante da Federação na Comissão de Empresa do BB, Sérgio Farias, recomenda o voto em Rafael Matos — F8369846.


Esta eleição é de suma importância para o funcionalismo do BB, porque é a reconquista de um direito que foi retirado. “Até 2000 tínhamos um representante nosso no Conselho, mas FHC, numa canetada arbitrária e sem nenhum diálogo com os empregados, extinguiu o cargo. Isto aconteceu na esteira do processo de enxugamento do banco, que estava sendo preparado para a privatização”, recorda Sérgio Farias. 


  


A eleição é baseada na lei Lei nº 12.353/2010, que entrou em vigor com a publicação da portaria 026, datada de março de 2011. A legislação garante o espaço para a representação dos funcionários no conselho de administração de qualquer empresa pública ou de economia mista – caso do BB – com mais de 200 empregados. O Conselho do BB tem sete membros, sendo um deles o presidente do banco.


Todos os funcionários da ativa podem votar. A eleição é feita através do SisBB e basta informar a matrícula do candidato ou seu nome para efetivar o voto. Caso nenhum candidato obtenha maioria absoluta, haverá um segundo turno, que será realizado de 24 a 28 de junho.


O candidato


Rafael Matos é bancário do BB há 13 anos e foi dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo por dois mandatos. Atualmente está cedido à Previ. Ele foi assessor do último representante dos funcionários – antes chamado de Garef – até o fim do mandato e a extinção do cargo, em 2000.


Para saber mais sobre o candidato Rafael Matos – F8369846, acesse o blog de sua candidatura e seu perfil do Facebook.

Fonte: Da Redação – FEEB-RJ/ES