Eleições para conselhos da Fundação Itaú Unibanco começam dia 13

Os participantes dos planos de previdência privada do grupo Itaú terão entre 13 e 22 de julho para votar nos candidatos a representá-los nos conselhos Deliberativo e Fiscal da Fundação Itaubanco. Também serão eleitos os representantes dos trabalhadores nos Comitês de Gestão dos seis planos de previdência. O movimento sindical organizado apoia a Chapa 1– Previdência para todos, convicção e experiência, que tem dois bancários da base da Federação: Carlos Maurício de Oliveira, candidato à suplência no Conselho Deliberativo, e Adriano Campos Rodrigues, ao comitê de gestão do plano Franprev. Os bancários do município do Rio de Janeiro.


O número alto de planos demonstra quantos bancos o Itaú já incorporou. A complexidade sempre foi grande, já que cada plano atende a suas próprias regras e peculiaridades. Mas, finalmente, está em curso a fusão de todas as fundações dos bancos incorporados numa única fundação. “Há oito anos os funcionários do Itaú conquistaram o direito de terem representantes nos conselhos deliberativo e fiscal da Fundação. Agora, outra conquista importante foi alcançada: para cumprir a legislação, a fundação está abrindo também eleição para representantes nos comitês”, esclarece Adriano. Carlos Mauricio considera este um avanço importante para o futuro dos participantes. “Desde 2005 vínhamos reivindicando maior participação, mas só agora a conquistamos. Com o acesso dos funcionários aos comitês gestores, ficará mais fácil fiscalizar os planos. Esta transparência é fundamental para não sermos pegos de surpresa por medidas que possam nos prejudicar. Sabendo do que acontece, podemos, por exemplo, evitar que o patrimônio dos fundos seja reduzido por má gestão”, destaca o sindicalista.


Segundo o último relatório, publicado em dezembro de 2012, fundo tinha até 2012 R$ 17 bi em ativos líquidos. É o 5º maior fundo de pensão do país, o primeiro entre os privados, atrás dos fundos de quatro estatais. Com 90 mil funcionários no grupo, o número de bancários que têm previdência privada ainda é baixo. São 41.800 participantes da ativa, mais 9.200 assistidos. “Alguns empregados aderiram ao PGBL/VGBL, que é um plano CD com regras de fundo de previdência aberta, com regras e regulamentos menos favoráveis em relação a um fundo fechado. Este fundo foi indicado pelo banco quando do fechamento do PAC, em 2002, com um aporte inicial de ínfimos R$ 100. Não valeu a pena”, pondera Carlos.


Aos poucos


A eleição de representantes dos trabalhadores para compor os conselhos dos fundos é uma exigência da legislação de previdência complementar patrocinada. Mas nada veio fácil, a atuação dos trabalhadores sempre foi o motor das mudanças. “Foi com muita pressão que em 2002 conseguimos abrir a caixa preta do PAC, que nos permitiu ter acesso a informações negadas durante muitos anos. Mais tarde, conquistamos a representação nos conselhos que trouxe, por exemplo, a criação do PAC CD e o fim do “holerite zerado”, que chegou a deixar bancários sem benefício mínimo. Para o próximo mandato conseguimos aumentar a representação de 1 titular e 1 suplente para dois de cada, além dos seis comitês gestores, cada um com titular e suplente. É preciso garantir este espaço que conseguimos arrancar com muita luta para que possamos continuar avançando”, lembra Carlos Maurício.


Os conselhos terão representantes dos participantes da ativa, dos ex-funcionários — autopatrocinados e optantes pelo BPD – e dos assistidos, que são os aposentados e pensionistas. A chapa de Maurício e Adriano é a dos ativos. Mas também há uma chapa 1 para os demais participantes. Esta é a que tem apoio do movimento sindical. “Para os da ativa, a chapa é única. Para os demais, houve composição de duas, mas a que tem apoio do movimento sindical organizado é a 1”, esclarece Carlos Maurício.


A votação pode ser feita pelo site da Fundação Itaubanco (www.fundacaoitauunibanco.com.br) ou por telefone 08006023120. Será necessário usar uma senha que está sendo enviada pelo correio.


Confira a composição da Chapa 1 dos ativos:


Conselho Deliberativo

Efetivos
Érica Monteiro de Godoy (SP)
André Luís Rodrigues (SP)

Suplentes
Carlos Maurício de Oliveira (RJ)
Cesar Gomes Caldana (PR)


Conselho Fiscal

Efetivos
Mauri Sérgio Martins de Souza (SP)
Ted Silvino Ferreira (MG)

Suplentes
José Ribamar Don Pacheco (NE)
Onísio Paulo Machado (SP)


Comitês de Gestão dos Planos

Franprev – Adriano Campos Rodrigues (RJ)
Plano Itaubanco CD – Darci Torres Medina “Lobão” (SP)
PAC – Marcelo Abrahão (SP)
Futuro Inteligente e Itaubank – José do Egito Sombra ( SP )
Prebeg – José Geraldo Martins (DF)
Benefícios 002 – Antônio Guimarães de Oliveira “Magaiver” (MG)










Carlos Maurício de Oliveira


 


 




Diretor do Seeb-Rio, representa a Federação na Chapa 1 – Convicção e Experiência. É candidato a suplente no Conselho Deliberativo. Atua na Secretaria de Administração do Sindicato e foi integrante da COE do Itaú.


Adriano Campos Rodrigues


 


 


 


Diretor do Seeb-Rio, também representa a Federação na Chapa 1 – Convicção e Experiência, como candidato a Comitê de Gestão do Plano Franprev. Atua na Secretaria de Saúde do Trabalhador do Sindicato.


 


 

Fonte: Da Redação – FEEB-RJ/ES