ENCONTRO DA MULHER TRABALHADORA

Aconteceu nos dias 4 e 5 a etapa estadual, onde foram escolhidas as quatro delegadas do Rio para o 7° Encontro Nacional Sobre a Mulher Trabalhadora da CUT, que será em Brasília, entre os dias 25 e 27 desse mês. A eleição foi feita com separação por ramos e Marlene Martins, do Sindicato do Rio, irá representando as bancárias.

Foram cerca de quarenta participantes e estiveram representados a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, o SEPE e diversos outros sindicatos, como os bancários do Rio, de Angra e da Baixada.

No dia 4 foi debatido o papel do Estado nas políticas públicas para as mulheres (a secretária estadual de Mulheres do PT, Leila Cristina Tavares, foi a palestrante) e Educação, comunicação e mídia – imagens das mulheres, com palestra da Secretária de gênero da Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação, Odisséia Carvalho.

O debate sobre direitos sexuais, reprodutivos e saúde da mulher, no dia 5, teve a apresentação de um vídeo e debate com participação intensa do plenário. Violência contra a mulher e os impactos na saúde foi o último tema abordado no evento, com palestra de Sônia Lacerda (Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj) e Gleide da Hora, Coordenadora Executiva da Advocacia cidadã pelos Direitos Humanos.

Segundo Marlene Martins, o encontro teve muita gente nova, o que deve trazer fôlego para o movimento e fortalecer a Comissão de Mulheres do Rio. “O interesse vem aumentando e o encontro foi muito positivo”, conclui Marlene.

Fonte: