Encontro dos funcionários do Itaú aprova pauta específica de reivindicações

O Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú, promovido pela Contraf-CUT, foi encerrado nesta quinta-feira (4), em Embu das Artes, interior de São Paulo, com a aprovação de uma pauta específica de reivindicações que será entregue dentro de 15 dias para a direção do Itaú. O evento, iniciado na terça (2), reuniu 160 dirigentes de federações e sindicatos de todo o país.


“Vamos lançar uma campanha nacional pelo fim das demissões e da rotatividade, pela defesa do emprego e pela valorização dos funcionários”, destaca o funcionário do Itaú e presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro. “Também vamos lutar por previdência complementar para todos os funcionários”, completa.


Com o objetivo de monitorar as demissões, a Contraf-CUT irá disponibilizar uma planilha eletrônica aos sindicatos para registar as homologações em cada entidade, a fim de viabilizar um monitoramento nacional. “Toda vez que houver um determinado número mensal de demissões, vamos paralisar o banco”, avisa Cordeiro.


Também foi aprovada a realização de um seminário nacional sobre remuneração, com o objetivo de elaborar uma proposta de plano de cargos e salários para ser negociada com o Itaú.


“Vamos intensificar a mobilização dos trabalhadores, aumentando a pressão sobre o Itaú, para que possamos garantir conquistas nas negociações específicas com o banco”, ressalta o dirigente da Contraf-CUT.


Ousadia, esperança, unidade nacional e mobilização


“Precisamos ter ousadia, esperança, unidade nacional e mobilização, pois o banco tem clara sua estratégia de diminuir seus custos sacrificando o emprego. Nós temos que ir além do possível quando se trata da proteção do emprego digno, de qualidade, em que as pessoas não adoeçam, não morram, enfim por emprego decente”, enfatiza o presidente da Contraf-CUT.


“Temos que interferir e contribuir na transformação da estrutura social, política e econômica deste país. Temos que assumir o desafio de transformar o crescimento econômico em desenvolvimento econômico com distribuição de renda, com o objetivo de termos justiça social. Para isso, temos que lutar contra as demissões e a rotatividade, a fim de conquistar mais e melhores empregos”, conclui Cordeiro.


Moção de repúdio


Ao final do Encontro Nacional, os participantes aprovaram ainda uma moção de repúdio ao deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), exigindo a saída imediata do parlamentar da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.


Participação


Pela Contraf-CUT, além do presidente Carlos Cordeiro, participaram a secretária-geral Ivone Silva, o secretário de Finanças, Roberto Von Der Osten (Betão), e o secretário de Organização do Ramo Financeiro, Miguel Pereira, bem como os coordenadores da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, Jair Alves e Wanderley Crivellari.


Nos próximos dias serão divulgadas mais informações sobre a pauta específica de reivindicações e demais encaminhamentos do Encontro Nacional.

Fonte: Contraf-CUT