Com uma grande participação da categoria bancária, foi realizado na noite desta quarta-feira, 18 de maio, o Encontro Interestadual dos Trabalhadores dos Bancos Bradesco, Itaú e Santander – 2022, promovido pela Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES).
O evento, que discutiu e definiu as propostas que serão levadas para o Encontro Nacional dos Bancos Privados, que ocorrerá no próximo mês de junho, foi aberto à todas e todos os bancários que são da base da Federação.
Além das propostas, foram definidos as delegadas e delegados que irão representar a Fetraf RJ/ES no Encontro Nacional.
O Encontro começou com o Secretário Geral da entidade, Max Bezerra, lendo o Regimento Interno do evento que, posteriormente, seria aprovado pela grande maioria dos presentes, com nenhum voto contra e, apenas, uma abstenção.
Nilton Damião Esperança, Presidente da Fetraf RJ/ES, fez uma saudação, em seguida. Agradeceu a presença de todas e todos, citou a importância de se focar no assédio moral que os bancos estão praticando, o quanto é maléfica a expansão das agências de negócio, e que se deve lutar pela volta dos caixas e seguranças nas agências, assim como é fundamental a volta das homologações nos sindicatos.
“É muito importante nossa unidade. Além das pautas específicas da nossa categoria, é necessário lembrar da importância das próximas eleições. Temos que eleger, não somente o presidente mas, também, parlamentares comprometidos com a classe trabalhadora”, disse Nilton Damião.
A mesa de abertura foi composta por Renata Soeiro (Diretora de Bancos Privados da Fetraf RJ/ES e Coordenadora Geral do Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense) e pelos representantes da entidade nas Comissões de Organização dos Empregados (COE) dos bancos em questão: Luiz Gabriel Almeida Velloso (Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo e Região), Fabricio Coelho (Sindicato dos Bancários do Espírito Santo), Alcendino Anderson dos Santos (Sindicato dos Bancários do Espírito Santo), Max Bezerra (Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo e Região) e Claudio Merçon Vieira (Sindicato dos Bancários do Espírito Santo).
Todos, respectivamente, fizeram suas saudações para os presentes no Encontro.
Renata Soeiro falou do período terrível de pandemia: “quero parabenizar as trabalhadoras e os trabalhadores bancários que, apesar da crise sanitária, não pararam de trabalhar em nenhum momento, mesmo estando em situação de risco e com diversas mortes em nossa categoria. Queria destacar, também, a grandeza de nossa Federação, que é respeitada nacionalmente, e de seus sindicatos filiados, que se dedicaram, e se dedicam rotineiramente, para atender com afinco a todos. Um exemplo disso é o alto índice de reintegrações, mesmo neste período.”
Logo após as saudações, Paulo Jager, economista e supervisor técnico do Dieese/RJ. Ele fez sua palestra com o tema: “O desempenho dos Bancos e o Emprego Bancário”.
Terminada a palestra, os presentes foram para salas específicas de seus bancos, de onde foram retiradas as propostas que serão enviadas para a Encontro Nacional dos bancos privados.