ESCOLAS DO RIO LIDERAM RANKING DO ENEM

O Rio de Janeiro aparece em primeiro lugar entre as 27 capitais brasileiras no desempenho dos alunos que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2005. Na cidade estão tanto a escola pública com a melhor média do país –79,02 pontos (numa escala de zero a cem)– como a particular, com 81,9.

Clique aqui para consultar o desempenho de escolas de todo o país.

Logo atrás vem Recife, com a segunda melhor média entre as escolas públicas (77,61 pontos). Já São Paulo ficou em segundo entre as particulares, com 78,6. No Rio, a melhor escola privada é o Colégio de São Bento e a pública, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Em São Paulo, são, respectivamente, o Colégio Vértice e o Cefet.

Na outra ponta, entre as piores médias, estão Cuiabá (MT), com uma escola estadual atingindo apenas 25,06 pontos, e Recife (PE), onde uma unidade privada ficou com apenas 32,12 pontos. As médias gerais no Brasil chegaram a 40,25 e 55,72, respectivamente.

Entre todas as capitais, as melhores médias registradas na rede pública variaram de 60 a 79,02 pontos, ficando muito próximas das tops no setor privado.

Um dos fatores que podem explicar essa proximidade é que, das 27 capitais, em 25 as primeiras colocadas entre as públicas são escolas federais, como Cefets e colégios militares.

Esse ranking foi obtido a partir de levantamento feito pela Folha com base no banco de dados criado pelo MEC e que, pela primeira vez, traz informações do desempenho por município e escola.

As informações estão disponíveis desde ontem, mas o MEC não fez nenhum tipo de ranking entre as instituições. Segundo o ministro Fernando Haddad (Educação), o objetivo não é comparar, mas sim oferecer um guia.

Pelo site do Inep (www.inep.gov.br), é possível ter acesso às notas no Enem de 18.436 escolas de ensino médio.

 


(Por Luciana Constantino – da Folha de S.Paulo, em Brasília – em 9/fev)

 

 

Fonte: