Federação envia carta à Febraban sobre recusa de pagamentos

A prática adotada pelos bancos de recusar recebimentos e depósitos na boca do caixa tem gerado insatisfação nos clientes e gerado atritos entre os bancários e o público. Os trabalhadores são orientados pelos gestores a restringir a entrada de correntistas e usuários que desejem fazer pagamentos ou depósitos de baixo valor. A Fetraf-RJ/ES recebeu denúncias repassadas por sindicatos de toda a base e decidiu interpelar a Fenaban sobre esta orientação dos bancos.

Clique aqui para ler o ofício na íntegra

Como sempre, os banqueiros não dão a mínima importância aos empregados e ao público. Depois de criarem as agências sem caixa, os bancos passaram a restringir as operações realizadas nos guichês, incialmente suspendendo os convênios com as concessionárias de serviços públicos. Agora, até mesmo os depósitos são rejeitados. “Nunca vi isso, banco que não quer receber dinheiro”, critica Paulo de Tarso, diretor da Fetraf-RJ/ES.

Interessados em operações com lucratividade mais alta e com cada vez menos funcionários na área operacional, os bancos fazem de tudo para esvaziar as unidades. Com menos gente para realizar as operações, o tempo de espera por atendimento aumenta. Como muitos municípios do país já têm lei da fila, a solução encontrada foi retirar os clientes e usuários das agências.

Mas quem faz o trabalho pesado – e arriscado – são os bancários. Os gestores mandam um funcionário fazer a triagem do atendimento, orientando quem pretende fazer pagamentos ou depósitos a usar os canais alternativos. Os correntistas são direcionados para o autoatendimento e os usuários, para os correspondentes bancários. Segundo denúncias que chegaram a sindicatos filiados à Fetraf-RJ/ES, os gestores instruem seus subordinados a falarem “com firmeza” com o público. Os trabalhadores ficam, assim, sujeitos à irritação e à revolta da população que se vê expulsa dos estabelecimentos bancários.

Manifestação

Depois de receber muitas reclamações de clientes e usuários de bancos, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Niterói decidiu fazer uma manifestação em agências bancárias do Centro na última terça-feira, 10.

Os sindicalistas conversaram com a população informando que esta é uma prática abusiva dos bancos, que deve ser denunciada aos órgãos de defesa do consumidor. A atividade foi também uma oportunidade de ouvir as reclamações dos bancários sobre os conflitos que a triagem de atendimento tem gerado. “A medida arbitrária tem prejudicado clientes/usuários e, principalmente, a categoria bancária. Os bancos fazem uma triagem para recebimento de contas se recusando a recebê-las. A restrição ao caixa interno (boca do caixa) é uma medida abusiva e deve ser denunciada aos órgãos de defesa do consumidor”, afirma Luis Cláudio de Souza, o Caju, presidente do Sindicato.

Fonte: Da Redação – Fetraf-RJ/ES