Federação realiza encontro interestadual do Santander

Será realizado no próximo dia 21, terça-feira, às 10h, na sede do Seeb-Rio, o Encontro Interestadual dos Funcionários do Santander. O evento é preparatório para o encontro nacional, que acontece em São Paulo nos dias 4 e 5 de junho.


A pauta trata dos principais assuntos discutidos pelos sindicalistas do banco: emprego e remuneração; saúde e condições de trabalho; previdência complementar; plano de saúde; ações e mobilizações contra as práticas anti-sindicais do banco; e indicação de representantes para o evento nacional.


Diante da situação recente do banco, o foco do encontro deve ser a onda de demissões. “O número está acima do normal. Primeiro, tivemos as demissões em dezembro. Depois, com o fim da validade do acordo feito com o movimento sindical, o banco voltou a demitir em janeiro, desrespeitando, inclusive, as estabilidades provisórias conquistadas em negociação. E o perfil é sempre o mesmo: funcionários com muito tempo de casa e salários mais elevados, que são oriundos dos bancos incorporados, já que o Santander tem pouco mais de dez anos de atuação no Brasil”, lembra Paulo Garcez, diretor da Federação. A última do Santander é a extinção não só de postos de trabalho, mas também de cargos, como é o caso dos coordenadores e dos G+, e as mudanças de nomenclatura. “Com a chegada das agências Select e o fechamento das unidades sobrepostas, não sabemos como vai ficar a situação dos bancários”, preocupa-se Garcez.


A participação de representantes de todos os sindicatos filiados é fundamental. “A presença dos companheiros é importante para que possamos discutir as questões e fazer um raio-x dos problemas do banco em nossa base”, destaca o dirigente.

Fonte: Da Redação – FEEB-RJ/ES