Fetraf RJ/ES envia ofício aos governos do RJ e ES solicitando a inclusão da categoria bancária como prioritária na vacinação

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) enviou nesta segunda-feira, dia 5 de abril, um ofício aos governadores dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, solicitando a inclusão da categoria bancária no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19.

A atividade bancária é considerada essencial nos termos do Decreto n° 10.282 de 20 de março de 2020, alterado pelo Decreto n° 10.329 de 28 de abril de 2020, que regulamenta a Lei n°13.979 de 6 de fevereiro de 2020. A reivindicação é tanto mais atual diante das agências bancárias com aglomeração de pessoas e filas nos autoatendimentos, bem como nos serviços de caixa e áreas de gerência e negócios.

De acordo com o texto, vários sindicatos e federações já disponibilizaram para suas bases um abaixo-assinado virtual que cobra a inclusão da categoria bancária no grupo prioritário para a imunização.

Leia o ofício na íntegra:

Rio de Janeiro, 05 de abril de 2021

Ref.: Inclusão da Categoria Bancária no PNI

À V. EXa Governador do Estado

Prezado,

A Fetraf RJ/ES, que representa trabalhadores bancários de 7 (sete) Sindicatos nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, vem, através deste, solicitar que a categoria bancária seja incluída no programa de vacinação contra a Covid19. 

Tal solicitação se faz necessária uma vez que o serviço bancário está incluído na categoria de “serviços essenciais”. Desde o início da pandemia, os trabalhadores bancários têm sido expostos aos vírus no atendimento diário à população no cumprimento de suas funções neste momento tão difícil que atravessamos. Além de exporem suas vidas colocam em risco, também, a de seus familiares.

Mais de 8.800 pessoas já assinaram nosso abaixo assinado pela inclusão da categoria bancária na lista de prioritários na vacinação. Dentre elas estão os usuários dos serviços bancários que reconhecem a importância dos serviços prestados por esses trabalhadores.

Certos de sua atenção, aguardamos seu retorno.

Saudações,

Nilton Damião Esperança – Presidente

Max José Neves Bezerra – Secretário Geral