Fetraf RJ/ES fará plenária na terça (26) e orienta pela aprovação da proposta para o Saúde Caixa

O Saúde Caixa vai iniciar, a partir de janeiro de 2022, um novo modelo de custeio e gestão, como prevê o Acordo Coletivo de 2020/2022. E os empregados e empregadas, através de assembleias que os Sindicatos dos Bancários espalhados no Brasil realizarão, nos dias 28 e 29 de outubro, deverão votar pela aprovação ou rejeição da proposta negociada entre o Comando Nacional dos Bancários e a Caixa.

Antes disso, na próxima terça-feira (26 de outubro), às 19 horas, a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) irá realizar uma plenária do Saúde Caixa, aberta a todos os bancários e bancárias da Caixa Econômica Federal, que fazem parte da base da Federação. A plenária irá debater sobre a proposta do Saúde Caixa e contará com a participação de nossa representante na CEE Caixa, Lizandre Borges.

A orientação é pela aprovação da proposta.

Para participar da plenária virtual, que será realizada pela plataforma Google Meet, os trabalhadores da Caixa deverão fazer sua pré-inscrição até às 12 horas (meio-dia) de 26/10/2021, preenchendo o formulário disponibilizado na página da Federação que poderá ser acessado pelo link: https://fetrafrjes.org.br/plenaria-conjunta-cef-fetraf-rj-es/

SOBRE A PROPOSTA

Uma das principais mudanças é a instituição de uma mensalidade sobre o 13º salário. Desde 2016 o plano apresenta consecutivos déficits, o que justifica a necessidade de maior arrecadação mensal para garantir a sustentabilidade do plano.

Algumas razões justificam o aumento das despesas assistenciais, tornando a cobrança adicional inevitável. Entre 2004 e 2020, os custos assistenciais cresceram 632%, enquanto as contribuições dos beneficiários aumentaram 522%. Isso acontece porque há um descompasso entre o reajuste salarial dos empregados e a inflação médica, que é o resultado do aumento dos custos de saúde e da frequência de utilização do plano.

E as despesas assistenciais do Saúde Caixa continuam crescendo. Com a redução de cerca de 20 mil postos de trabalho entre 2014 e 2020, com previsão de contratação de três mil empregados e concursos específico para pessoas com deficiências – o que não supre o déficit -, a população de empregados da Caixa está envelhecendo. Como consequência natural, a tendência é que se utilize o plano com mais frequência.

Diante deste cenário, a intenção da Caixa era aplicar a paridade contributiva no custeio, a cobrança individual da mensalidade, por faixa etária e renda. Com muita dificuldade nas negociações, os representantes dos empregados conseguiram reverter a proposta da Caixa e mantiveram a proporção de contribuição dos trabalhadores em 30%. A participação da Caixa será limitada em 70% ou 6,5% da folha de pagamentos e proventos – o que for menor. Uma grande conquista foi assegurar a preservação dos princípios da solidariedade, mutualismo e o pacto intergeracional e a manutenção da cobrança por grupo familiar.

É solicitado aos sindicatos filiados à Fetraf RJ/ES, uma ampla divulgação da plenária para os trabalhadores da Caixa de suas bases.