Nesta sexta-feira, 25 de julho de 2025, o Sindicato dos Bancários de Macaé e Região, filiado à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), completa 34 anos na defesa da categoria bancária.
O Sindicato representa as bancárias e bancários das cidades de Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus e Quissamã, numa trajetória de resistência e avanços.
“Quero parabenizar o Sindicato dos Bancários de Macaé e Região pela trajetória e história de lutas. É uma honra e orgulho para nossa Federação ter uma entidade sindical comprometida com a categoria. O resultado disso vemos no dia a dia. Vida longa!”, comentou Nilton Esperança, Presidente da Fetraf RJ/ES.
HISTÓRIA
Fundado em 1991, o sindicato nasceu em um contexto de intensas transformações no setor financeiro brasileiro. Desde então, tem sido protagonista em diversas batalhas por melhores condições de trabalho, valorização profissional e preservação de direitos conquistados com muito esforço.
Ao longo dos anos, o SEEBMR se destacou por:
– Organizar campanhas salariais e negociações coletivas que garantiram reajustes acima da inflação e benefícios sociais;
– Atuar firmemente contra demissões arbitrárias, assédio moral e precarização das relações de trabalho;
– Promover ações de formação sindical, cultura, lazer e saúde para seus associados;
– Participar de mobilizações nacionais em defesa da previdência pública, democracia e valorização do serviço bancário.
Diretoria e representatividade
A diretoria eleita para o período 2024–2028 reafirmou o compromisso de estar ao lado dos bancários e bancárias da base, lutando pela preservação do emprego, renda, direitos trabalhistas e, acima de tudo, pelo direito à vida.
*com informações do SEEB Macaé (RJ)