Fetraf RJ/ES participa da 17ª Plenária Nacional da CUT

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), através da Diretora de Estudos e Planejamento, Renata Soeiro, está participando da 17ª Plenária Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) João Batista Gomes (Joãozinho) “Novos Tempos, Novos Desafios”, em São Paulo.

O evento será realizado entre os dias 14 e 17 de outubro e reúne dirigentes sindicais de todo o país, que irão debater temas como a precarização do trabalho, aumento da pejotização, crise climática, defesa da democracia e a soberania nacional.

Nesta terça-feira (14), primeiro dia da Plenária, o presidente Nacional da CUT, Sergio Nobre, e o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, debateram a “conjuntura, soberania e o mundo do trabalho”, em mesa mediada pela vice-presidente da CUT Nacional e presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira.

Ainda na terça, foi apresentado o resultado da pesquisa “O Trabalho no Brasil” e, logo após, foi realizada a abertura política e homenagem a João Batista Gomes, o Joãozinho, dirigente cutista falecido em abril deste ano.

É uma honra representar não só a Fetraf RJ/ES, como os bancários e bancárias da minha base de atuação, a Baixada Fluminense. Este não é somente um evento político. Mas, sim, também a ratificação de um compromisso com a luta coletiva”, declarou Renata Soeiro.

*Acesse a programação aqui.

Objetivos estratégicos da 17ª Plenária Nacional da CUT

a) atualizar a reflexão acerca da conjuntura internacional e nacional e seus impactos para a classe trabalhadora e para a organização sindical;
b) fortalecer o sindicalismo cutista com a valorização da negociação coletiva e atualização da organização sindical;
c) fortalecer o protagonismo da CUT na reconstrução e transformação do Brasil, da democracia, dos direitos e da soberania;
d) fortalecer a intervenção da CUT na reconstrução do desenvolvimento econômico sustentável e combate à desigualdade;
e) realizar alterações estatutárias; e
f) elaborar a estratégia e o plano de lutas para o próximo período.

O que são as Plenárias da CUT

As plenárias nacionais da CUT são realizadas a cada dois anos, após o Congresso Nacional da Central. A plenária também é um marco na reafirmação de princípios, renovação de estratégias e mobilização para as próximas lutas sociais e políticas no Brasil.

*Com informações da CUT