Nesta terça-feira, dia 21 de março, a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES), que representa os Sindicatos dos Bancários de Angra dos Reis e Região, Baixada Fluminense, Espírito Santo, Itaperuna e Região, Macaé e Região, Nova Friburgo e Região, Três Rios e Região, esteve presente ao ato organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais, que exigia a redução da taxa básica de juros (Selic). Definido pelo Banco Central (BC), o índice está em 13,75% ao ano – o mais alto do mundo.
O protesto ocorreu da Candelária até a sede do BC, na Avenida Presidente Vargas, Centro do Rio de Janeiro.
O tema dos juros no Brasil é central para o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vem criticando duramente a manutenção do patamar elevado.
Para o Vice-Presidente da Fetraf RJ/ES, Pedro Batista, “os juros altos favorecem apenas os mais ricos e parte da classe média alta que tem algum dinheiro aplicado”, declarou.
Danilo Funke, Diretor de Bancos Federais da entidade, comentou a importância do ato: “é importante que toda a sociedade saiba que menos juros significa mais investimentos, mais emprego, mais saúde, mais educação. Estaremos sempre em busca da melhoria na vida dos brasileiros. Exigimos a redução da Selic e pedimos fora Campos Neto”.
Pela manhã, também ocorreu um tuitaço, onde a hashtag #JurosBaixosJá ficou entre os assuntos mais comentados.
*confira mais fotos em nossas redes sociais