Fetraf RJ/ES participa de ato por plano de saúde justo para aposentados do Itaú

Na última segunda-feira (18/5), a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), através de Jorge Valverde, dirigente do Sindicato dos Bancários de Angra dos Reis e Região, participou de um ato de protesto contra o Itaú, por um plano de saúde com valores justos e viáveis para os aposentados do banco.

O ato teve início em frente à agência da Rua Sete de Setembro, no Centro do Rio de Janeiro, e contou com a presença de aposentadas, aposentados e dirigentes sindicais.

Os manifestantes seguiram até o Museu do Amanhã, na Região Portuária, onde acontecia um evento patrocinado pelo Itaú, onde foi anunciada a convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo, e milhares de pessoas estavam reunidas. O que deu bastante visibilidade à manifestação.

Os protestos irão continuar denunciando à opinião pública essa prática cruel, até que o banco viabilize um plano de saúde com preços justos para todos os aposentados e aposentadas”, afirma Jorge Valverde, que também é o representante da Fetraf RJ/ES na Comissão Nacional dos Aposentados da Contraf-CUT.

E completou. “O maior banco privado do país faz que aposentados tenham que escolher entre se alimentar e viver com dignidade ou pagar o plano de saúde, cujos custos chegaram a níveis astronômicos. Mensalidades chegam a R$ 4.000 por pessoa, desumano.”

No primeiro trimestre de 2026, o Itaú faturou R$ 12,28 bilhões, crescimento de 10,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No final do dia, a concentração foi no Ministério Público Estadual, onde aconteceu uma reunião e em breve teremos informações sobre o resultado da mesma.