Fetraf RJ/ES participa de atos em defesa da democracia e soberania nacional

Neste último domingo, dia 7 de Setembro, a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) participou de atos em defesa da democracia e contra ameaças à soberania nacional.

No Espírito Santo, com gritos de “soberania não se negocia” e “sem anistia”, trabalhadores e trabalhadoras, do campo e da cidade, dirigentes sindicais e militantes de movimentos sociais ocuparam as ruas do Centro de Vitória no 31º Grito dos Excluídos e das Excluídas.

O ato teve início no Portal do Príncipe, próximo à rodoviária, e terminou em frente ao Palácio Anchieta, onde estão acampadas as famílias da ocupação Vila Esperança, que reivindicam o direito à moradia. Ao longo do percurso, os manifestantes receberam diversas demonstrações de apoio de quem passava de carro pelas avenidas.

Já no Rio de Janeiro, o ato em defesa da democracia e contra ameaças à soberania nacional, ocorreu na esquina da Avenida Presidente Vargas com a Rua Uruguaiana, no Centro do Rio de Janeiro.

A manifestação foi convocada por movimentos sociais e centrais sindicais e, também, contou com o tradicional Grito dos Excluídos que, em 2025, teve como tema: “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”.

Em Nova Friburgo, a concentração do ato foi em frente a agência da Caixa Econômica Federal,  na Avenida Alberto Braune, às 9 horas.

A manifestação foi organizada pelo Fórum Sindical de Nova Friburgo.

ESPÍRITO SANTO

RIO DE JANEIRO

NOVA FRIBURGO