A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) participou de atos em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
No Espírito Santo, a manifestação ocorreu na última sexta-feira, 7 de março, com o grupo de mulheres organizadas marchando da Praça Costa Pereira até o Mucane, em Vitória.
O ato reuniu coletivos de mulheres, coletivos de juventude, sindicatos, movimentos sociais, mandatos populares e lideranças políticas. Além da reivindicação central pelo fim da violência contra a mulher, o movimento cobrou ainda o fim da escala 6×1, direito à moradia, igualdade salarial, fim da LGBTfobia, representação no legislativo, entre outros pontos.
No Rio de Janeiro, o ato ocorreu nesta segunda-feira, 10 de março, no Centro da cidade.
O evento reuniu trabalhadoras, estudantes e movimentos sociais, em um grande ato público que se concentrou na Igreja da Candelária e seguiu rumo à Cinelândia.
Além do tema central “Pela vida de todas as mulheres, ‘ainda estamos aqui’; pela redução da jornada de trabalho, sem redução de salários; e pela democracia – sem anistia para os golpistas”, as pautas também incluem a luta pela igualdade salarial; o combate à violência e ao assédio no mundo do trabalho e a importância da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho – OIT; a política de cuidados e a Convenção 156 da OIT; direitos reprodutivos, violência de gênero e aborto legal; e a importância da V Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres.
ESPÍRITO SANTO
📸 Sérgio Cardoso
RIO DE JANEIRO
📸 Marco Antonio Tavares