Fetraf RJ/ES participa de curso promovido pela CUT-Rio

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) está participando do Curso “CEPS – Concepção, Estrutura e Práticas Sindicais”, realizado pela Secretaria de Formação Sindical da Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (CUT-Rio).

Elizabeth Paradela e João Marcelo, pelo Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense; e Fernanda Athayde, Demetruis Bahia e Arthur Hindorf, pelo Sindicato dos Bancários de Angra dos Reis e Região; estão representando a entidade no 1° Módulo do curso, que ocorre do dia 9 a 11 de abril.

O CURSO

Dividido em três módulos ou nove aulas, todas em ambiente virtual, o curso tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a história da classe trabalhadora brasileira e de suas organizações, considerando os diversos contextos na perspectiva das lutas por direitos.

Os participantes também poderão compreender o processo de construção da organização sindical da CUT e seu contraponto ao corporativismo, além de refletir sobre os desafios políticos e organizativos do movimento sindical Cutista na atualidade.

O Curso CEPS faz parte do Plano de Trabalho 2024 da CUT-Rio, aprovado em reunião do Coletivo Estadual de Formação.

CALENDÁRIO DO CURSO

• 1° Módulo: 09 a 11 de abril
• 2º Módulo: 21 a 23 de maio
• 3º Módulo: 18 a 20 de junho

OBJETIVOS

(1) refletir sobre a história da classe trabalhadora brasileira e de suas organizações nos diferentes contextos na perspectiva das lutas cotidianas por direitos;
(2) compreender o processo de construção da organização sindical da CUT e seu contraponto ao corporativismo; e
(3) refletir sobre os desafios políticos e organizativos do movimento sindical CUTista na atualidade.

EMENTA DO CURSO

1° Módulo – Mercado de trabalho hoje, representatividade da CUT e a formação da classe trabalhadora. Breve história do mov. sindical: do sindicalismo livre à estrutura sindical corporativa – entre a conciliação e o conflito de classes.

2º Módulo – Os diferentes contextos políticos e a ação sindical no período da breve redemocratização em 1945 ao golpe de 1964, a ditadura militar e o renascimento do sindicalismo combativo.

3º Módulo – O movimento de fundação da CUT, o desafio de superação do corporativismo e a sua atualidade. A luta pela valorização do salário-mínimo, da negociação coletiva e da contratação coletiva do trabalho, além da atualização organização sindical CUTista no contexto das transformações em curso no mercado de trabalho e na composição da classe trabalhadora.