A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), através da Diretora de Formação Sindical, Elizabeth Paradela, participou nesta segunda-feira (13/10), do evento “A Saúde Mental do Trabalhador do Setor Privado”, realizado pela Comissão Especial de Acidente de Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB/RJ).
O encontro ocorreu no Plenário Evandro Lins e Silva da OAB/RJ, no Centro do Rio de Janeiro.
“É muito importante que, não só os trabalhadores, mas as empresas, também tenham um olhar mais crítico e humano pela saúde de seus trabalhadores, pois os sinais nem sempre são visíveis, como algumas doenças que podem ser tratadas com prevenção. A depressão tem base científica, biológica e física. E, às vezes, nem a própria pessoa tem noção do que está passando, causando transtorno de stress pós traumático, síndrome de Burnout, transtorno de Ansiedade e transtornos depressivos. Um dado alarmante é que, atualmente, são mais de 500 mil afastamentos de seus empregos por ano. Isso é muito preocupante”, declarou Beth.
O evento, gratuito e aberto ao público, foi uma oportunidade para reflexão e aprimoramento profissional sobre um tema essencial para a promoção de ambientes laborais mais saudáveis e humanos.
E reuniu especialistas das áreas jurídica e psicológica, que discutiram o cenário atual da saúde mental no ambiente de trabalho, as responsabilidades legais dos empregadores e os fatores psicossociais de risco que impactam a vida laboral.