Nesta quarta-feira, 27 de setembro, o Comando Nacional dos Bancários se reuniu com os coordenadores e coordenadoras das Comissões de Organização dos Empregados (COE) dos bancos, para atualizar informações sobre os encaminhamentos dados com relação às resoluções da 25ª Conferência Nacional dos Bancários e organizar as próximas ações.
A reunião ocorreu de forma híbrida: na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em São Paulo, e por videoconferência.
A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) foi representada por Paulo Alves, Presidente do Sindicato dos Bancários de Macaé e Região, que participou remotamente.
“Como sempre diz o presidente da nossa Federação, Nilton Damião, é essencial a unidade. E essa reunião demonstrou, mais que nunca, a importância de mantermos nossa organização para que as pautas definidas em nossa Conferência, sejam realizadas e efetivadas.”, declarou Paulo.
E acrescentou: “É de grande relevância debatermos com os bancos sobre o cumprimento da cláusula 87, uma vez que um dos fatores que mais adoecem a categoria bancária está ligado diretamente a cobrança excessiva de metas. O segmento bancário vive uma epidemia ligada às doenças psíquicas.”
Foram debatidos problemas e soluções relacionadas às cobranças abusivas de metas impostas pelos bancos à categoria bancária, que já estão em discussão pelas comissões de empregados com aos bancos, conforme definido na cláusula 87 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.
Terá início, também, uma grande Pesquisa de Saúde do Trabalhador Bancário, que servirá de base para negociações futuras.