Fetraf RJ/ES participa de reunião da Comissão Nacional de Aposentadas e Aposentados na Contraf-CUT

Nos dias 13 e 14 de novembro, representantes de Federações de Bancários, de várias regiões do país, se reuniram na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em São Paulo, na primeira reunião presencial da Comissão Nacional de Aposentadas e Aposentados, recém criada pela Confederação.

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) foi representada por Jorge Valverde, Diretor do Sindicato dos Bancários de Angra dos Reis e Região.

Jorge Valverde e Rita Lima, Coordenadora do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo, compõem a Comissão.

A REUNIÃO

Foi feito um diagnóstico do número de aposentados bancários brasileiros, assim como de suas demandas e reivindicações.

Ações imediatas como a criação de um Cadastro Nacional de Aposentados, e outras de médio prazo, como a busca de melhorias e um estudo sobre planos de saúde, foram aprovadas.

“A exposição do representante do Dieese, no primeiro dia do evento, apresentou números que subsidiaram os debates e nos mostrou que o etarismo, preconceito contra idosos, é uma realidade na sociedade brasileira e praticado fortemente por empresas, como os bancos, por exemplo.”, comentou Jorge Valverde.

A Comissão volta a se reunir no mês de dezembro, de forma virtual.