Fetraf RJ/ES participa de reunião nacional dos aposentados

Nos dias 4 e 5 de março, a Comissão dos Aposentados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), junto ao Coletivo Nacional dos Aposentados, realizou um encontro nacional, que reuniu representantes de diversas regiões do país, para dois dias de debates intensos, dedicados ao balanço das atividades de 2025 e ao planejamento das ações para 2026.

Jorge Valverde, dirigente do Sindicato dos Bancários de Angra dos Reis e Região, representou a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) na reunião, realizada em São Paulo.

Reunião muito produtiva e que, mais uma vez, mostrou as aflições das aposentadas e aposentados bancários, por todo o Brasil. É fundamental que nossas propostas como, por exemplo, plano de saúde com valores justos, sejam debatidas nas Conferências Regionais, na Conferência Nacional, e levadas para a mesa de negociação com os banqueiros“, declarou Jorge.

A REUNIÃO

Durante a reunião, os participantes destacaram a forte atuação dos aposentados ao longo do último ano. Em 2025, o segmento esteve presente em eventos específicos da categoria, nas atividades cotidianas dos sindicatos e também em ações de caráter político e social em diferentes estados do Brasil.

Além da avaliação das atividades já realizadas, o encontro foi dedicado à construção de um cronograma de ações para o próximo período. Entre as prioridades definidas está a organização da participação dos aposentados nas eleições, com o objetivo de ampliar a visibilidade desse segmento e fortalecer sua atuação política e social.

Outra decisão importante foi levar pautas prioritárias para os encontros estaduais e regionais da categoria, que posteriormente serão debatidas na Conferência Nacional. Entre os temas destacados estão questões relacionadas aos planos de saúde, à preparação dos trabalhadores para a aposentadoria e ao enfrentamento do etarismo, forma de discriminação baseada na idade que ainda está muito presente na sociedade e, em muitos casos, também no ambiente de trabalho do setor bancário.

Os participantes também discutiram a criação de um espaço permanente de troca de experiências entre os coletivos de aposentados do país. A proposta é compartilhar ações e iniciativas bem-sucedidas desenvolvidas em diferentes regiões, com o apoio da Contraf-CUT, ampliando a disseminação dessas práticas e fortalecendo a participação dos aposentados nas atividades da categoria.

Segmento com peso crescente na sociedade

O encontro também reforçou a importância de dar maior visibilidade aos aposentados na sociedade e na política brasileira. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que a participação de eleitores com 60 anos ou mais no país vem crescendo de forma significativa nas últimas décadas.

Na eleição presidencial de 1994, primeira com dados detalhados por faixa etária registrados pelo tribunal, os eleitores idosos representavam 11,6% do total de cidadãos aptos a votar. Já em 2022, esse número chegou a 21%, o maior percentual já registrado.

O crescimento também ocorre entre eleitores de 45 a 59 anos, que passaram de 18,4% em 1994 para 24,5% do eleitorado. Esses números mostram a importância crescente desse público no cenário político brasileiro.

No movimento sindical bancário, essa realidade também se reflete nas entidades representativas da categoria. Em muitas delas, a participação dos aposentados é decisiva em processos eleitorais e na definição dos rumos das organizações.

Avaliação positiva do encontro

Para o coordenador da Comissão dos Aposentados da Contraf-CUT, Elias Jordão, a reunião foi extremamente produtiva e reforçou a importância da organização do segmento. “Foi um encontro muito intenso e extremamente positivo. Tivemos dois dias de debates profundos, com participação de representantes de todo o Brasil, avaliando nossas ações e construindo coletivamente as estratégias para 2026. A expectativa é que esse planejamento se traduza em mais organização, mais participação e maior visibilidade para os aposentados dentro da categoria e na sociedade”, destacou.

Segundo ele, fortalecer o coletivo de aposentados é fundamental para ampliar a representatividade do segmento e garantir que suas pautas continuem presentes nas discussões do movimento sindical e do país.

*com informações da Contraf-CUT