Fetraf RJ/ES participa de reunião sobre Saúde Caixa em Brasília

Nesta quarta-feira, 1 de novembro, as representações dos empregados da Caixa Econômica Federal obtiveram avanços nas negociações com o banco, na reunião que ocorreu em Brasília, visando a renovação do acordo específico referente ao plano de saúde.

A retomada das negociações com o banco foi solicitada pelo Comando Nacional dos Bancários.

Lizandre Borges, Diretora de Saúde e Representante da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES) na CEE da Caixa, esteve presente na reunião que também contou a a participação da presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, da coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa, Fabiana Fabiana Uehara Proscholdt, do presidente da Fenae, Sergio Takemoto e da presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Neiva Ribeiro.

“A reunião de hoje foi bem objetiva e produtiva. O nível de debates avançaram para resolver os gargalos da sustentação do Saúde Caixa, sem que tenhamos que abrir mão das premissas basilares do plano. Na próxima semana teremos outra rodada que nos fará avançar mais e, assim, poderemos apresentar uma proposta de acordo para a categoria.”, comentou Lizandre.

Na mesa, os representantes dos empregados reforçaram a necessidade de o banco incorporar não somente a despesas de pessoal de 2023, como também dos dois últimos anos -2022 e 2021, que foram indevidamente incluídos nas despesas administrativas com o plano de saúde. Somados os três anos, o valor referente a despesa de pessoal chega a cerca de R$ 192 milhões o que cobriria todo o déficit projetado para o ano.

Na negociação, a Caixa apresentou como proposta para ajustar a situação financeira do plano a cobrança de mensalidades de todos os dependentes dos titulares. Cerca de 22 mil dependentes não pagam mensalidades do pagamento.

Os representantes dos empregados solicitaram mais informações sobre o impacto dessa medida para a próxima negociação agendada para quinta-feira da próxima semana, 9 de novembro.

O vice-presidente de Pessoas da Caixa, Sergio Mendonça, disse que recebeu o aval do novo presidente do banco, Carlos Vieira, para dar continuidade com as negociações e apesar do momento ser de transição, está empenhado para o fechamento de um acordo até o fim do mês. O acordo específico do Saúde Caixa vence em dezembro deste ano.

PRÓXIMA REUNIÃO

No próximo dia 9 de novembro, quinta-feira, haverá uma nova reunião presencial para negociação.