Fetraf RJ/ES se reúne com Comando Nacional dos Bancários em SP

Nesta quarta-feira, 10 de abril, a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), através do Presidente da entidade, Nilton Damião Esperança, e do Diretor do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo (Sindibancários/ES), Carlos Pereira de Araújo (Carlão), se reuniu com o Comando Nacional dos Bancários, na Sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), em São Paulo.

A reunião teve como objetivo organizar a Conferência Nacional dos Bancários, colocando as demandas e pautas mais necessárias para a categoria.

Também foi aprovado a Consulta Nacional dos Bancários, que será enviada, posteriormente, para as Federações e Sindicatos.

Nilton Damião, em sua fala, elogiou a apresentação de Adriana Marcolino, do Dieese, analisando a conjuntura atual, onde dissertou sobre os avanços tecnológicos e o quanto isso impacta na categoria bancária. Nilton destacou o adoecimento da categoria. “Temos que levar para mesa, a discussão sobre as melhorias das condições de trabalho, dos trabalhadores bancários, o problema de fechamento de agências, demissões e cobranças absurdas de metas”. Também destacou a importância de se manter o acordo por 2 anos, e que “é preciso uma atenção especial nos preços dos alimentos, e como os bancos cobram os sindicatos e federações em relação a processos, manifestações e paralisações. Ameaçam retirar a mesa de negociação, mas tomam várias atitudes unilaterais, alertando que temos que cobrar as mesmas demandas.”, concluiu.

Já Carlão, falou dos desafios da Campanha Nacional dos Bancários. “É necessário pressionar os bancos para alterar as condições de trabalho, exigindo o fim das metas e do assédio moral. Além disso, queremos uma PLR melhor, reposição das perdas e aumento real, defesa do emprego, defesa dos bancos públicos, defesa da democracia, construção de um movimento de massas contra a carestia dos alimentos e construir um 1 de maio de massa.”, declarou.