Fetraf RJ/ES se reúne com Gepes Sudeste do Banco do Brasil

Nesta quarta-feira, 12 de abril, a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES) se reuniu, em sua sede no Centro do Rio de Janeiro, com representantes da Gestão de Pessoas (Gepes) Sudeste do Banco do Brasil.

É a primeira vez que a Gepes Sudeste vai à sede da Fetraf RJ/ES.

O objetivo foi apresentar reclamações dos funcionários e funcionárias do Banco do Brasil, nas mais diferentes bases da Federação, quanto à excessiva cobrança de metas, assédio moral e descomissionamentos, que estão cada vez mais comuns, e que trazem muita instabilidade e insegurança ao ambiente de trabalho e, também, contribui para o aumento dos casos de adoecimento psíquico dos funcionários do BB.

Participaram: Nilton Damião Esperança (Presidente da Fetraf RJ/ES); Paulo Alves (Presidente do Sindicato dos Bancários de Macaé e Região); Elizabeth Paradela (Diretora do Sindicato dos Bancários da Baixada Fluminense); Max Bezerra (Diretor do Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo e Região); Danilo Funke Leme (Diretor de Bancos Federais e representante da Fetraf RJ/ES na CEBB); Goretti Barone, Claudia Patricia Pinheiro e Bethânia Emerick (Diretoras Sindicato dos Bancários do Espírito Santo); Diego Portilho (Gerente Geral da Gepes Sudeste) e Luciano Bruno (Assessor da Gepes Sudeste).

“Essa iniciativa vem de mais um encontro com a representação da empresa e que busca estreitar o diálogo mas, também, apontar a necessidade de estarmos preparados para a realidade que se espera do novo papel social do Banco do Brasil no país, com o novo governo do Presidente Lula, principal acionista da empresa. Para isso, é fundamental dar total condições de trabalho e garantir a saúde dos funcionários para esse novo momento”, declarou Danilo Funke.

Para Goretti Barone, “a reunião foi importante pelo fato de manter o diálogo, especialmente, num momento que se aguarda mudanças. Apresentamos nossa pauta sobre os problemas do cotidiano como descomissionamento, assédio moral, pressão por metas e, consequentemente, o adoecimento. Apresentamos nossas expectativas em relação a mudanças, principalmente, no que se refere à Gestão de Pessoas. É importante ter um olhar mais cuidadoso sobre os funcionários.”

Os representantes da Fetraf RJ/ES ficaram de passar para a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) e para o Comando Nacional dos Bancários, um pedido de ampliação da atuação da Gestão de Pessoas (Gepes), inclusive, separado por estados, já que, atualmente, a Gepes Sudeste atende Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. 

Nilton Damião Esperança também comentou a importância da reunião. “Estamos otimistas, já que a nova presidenta do Banco do Brasil é favorável ao diálogo e pelo, também, novo governo federal. Acreditamos que os rumos do que estamos pleiteando sejam solucionados”.