Fetraf RJ/ES solicita reuniões com parlamentares para solicitar novamente a inclusão da categoria bancária no grupo de vacinação prioritária contra a Covid-19

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf RJ/ES), na última sexta-feira, 14 de maio, enviou ofício para o Subsecretário de Estado de Governo do Rio de Janeiro, André Braga, para o Secretário de Estado de Governo do Rio de Janeiro, André Lazaroni e para o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano.

Os ofícios solicitam uma reunião para tratar sobre a inclusão de bancárias e bancários no grupo de vacinação prioritária contra a Covid-19.

O serviço bancário foi incluído como serviço essencial desde o início da pandemia e não interrompeu, em nenhum momento, sua prestação de serviços à população. Desempenhando, inclusive, importante trabalho no pagamento do Auxílio Emergencial que tem sido fundamental para uma parcela significativa da população brasileira.

Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o desligamento por morte na categoria bancária, no período de março de 2020 até fevereiro de 2021, passou de 70 para 332 trabalhadores bancários em todo o país. Os dados são muito preocupantes e, embora não exista o registro da causa da mortes, pondera-se que o aumento expressivo seja em função da pandemia.