Fetraf-RJ/ES comemora Dia Internacional da Mulher com debates

A Fetraf-RJ/ES realizou no último dia 10 um evento para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher. A tônica foi o debate, com uma palestra e uma roda de conversa.

mulheresFetraf_2016_01

A primeira atividade do dia foi a palestra com a professora Dra. Luciene Medeiros, da PUC-RJ, que falou sobre violência contra a mulher. Mas a palestra não se resumiu a discorrer este problema, abordando também outros aspectos da cultura m

achista que oprime as mulheres e contribui para que a violência seja naturalizada. A professora destacou, também, alguns aspectos da Lei Maria da Penha que devem ser lembrados, para que casos que se enquadram na lei não sejam tratados como violência comum.

Após o brunch oferecido às participantes, a socióloga Juliana Martins, da UFF, falou sobre a relação entre gênero e educação. Um dos aspectos abordados foi a diferença de remuneração que prejudica as mulheres, sobretudo as negras, ainda que apresentem média de anos de estudo crescente e sempre superior à dos homens. Outro tópico discutido foi sobre os estereótipos de gênero que são reforçados não só pela família, mas pela escola e que tornam mais difícil alcançar a equidade de gênero.

mulheresFetraf_2016_03

Durante o evento, foi levado ao conhecimento de todos que várias dirigentes de sindicatos da base integram a organização estadual ou sessões regionais do CEDIM, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher. As duas palestrantes também são conselheiras do órgão. A Dra. Luciene chegou, inclusive, a fazer um apelo às entidades sindicais para se posicionarem contra o desmonte do conselho, que vem sofrendo com cortes orçamentários promovidos pelo governador do estado, Luiz Fernando Pezão.

Depois das palestras houve uma sessão de cuidados com a pele.

Participaram do evento representantes da CUT, da CTB e dos sindicatos de Angra dos Reis, Baixada Fluminense, Campos, Macaé, Niterói, Rio de Janeiro, Teresópolis e Três Rios.